terça-feira, outubro 31, 2023

PC pede a prisão de homem que se passava por missionário e aplicava golpes em fiéis

 
 A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Pirpirituba, instaurou Inquérito Policial e solicitou a prisão de falsário que se passava por missionário de uma igreja evangélica para aplicar golpes nos fiéis.
 Segundo o Delegado Wagner Dorta, mais de dez pessoas procuraram à Delegacia da cidade nesta terça-feira (31/10) para registrar ocorrência.
 Todos alegaram que são frequentadores de uma igreja evangélica de Pirpirituba, e que no mês de setembro um homem identificado como Fábio Rodrigues de Sousa, de 43 anos, começou a frequentar a igreja, passando-se por missionário, informou que era natural do Estado da Bahia e que trabalhava vendendo equipamentos eletroeletrônicos financiados. 
 O criminoso oferecia celulares de alto padrão, televisores, geladeiras com valores a abaixo do mercado e informava que todos os equipamentos seriam entregues no último dia 30, e solicitava uma entrada no valor de R$ 200,00 e o restante parcelado em 10 vezes.
 Quando chegou o dia da entrega os compradores não receberem os produtos e com isso perceberam que se tratava de um golpe. 
  Após levantamentos iniciais, a Polícia descobriu que Fábio Rodrigues de Sousa é um estelionatário natural de Colatina, Espírito Santo, com atuação em atos ilícitos em vários Estados da federação.
 Há registros de crimes praticados pelo falsário nos Estados da Bahia, Tocantins, Paraíba, Pernambuco, dentre outros. 
  Atualmente o golpista encontra-se foragido. Um pedido de prisão foi protocolado e está sendo apreciado pelo Poder Judiciário.

Casal é preso em Caiçara; contra o homem havia mandado de prisão

  A Polícia Militar prendeu um casal por tráfico de drogas na cidade de Caiçara, interior da Paraíba. A prisão aconteceu na manhã dessa segunda-feira (30/10), por volta das 10h30.
 Após a polícia abordar o homem de 31 anos em atitude suspeita e realizar consulta via Copom constava contra ele um mandado de prisão em aberto por roubo e violência doméstica. 
  Na abordagem, segundo o Boletim Policial, a mulher dele, de 41 anos, também foi presa com uma quantia em substância analógica à maconha quando tentou se evadir do local.
 A polícia conduziu o casal para a Delegacia de Polícia local de Caiçara, onde o homem alegou que a droga apreendida seria sua.

segunda-feira, outubro 30, 2023

Polícia Militar realiza a prisão de dois jovens na cidade de Pirpirituba


  A polícia Militar prendeu, no início da noite desse domingo (29/10), por volta das 18h30, dois jovens, sendo um por consumo de drogas e outro por desacato, na cidade de Pirpirituba, Agreste paraibano. 
 Conforme o relatório policial, a guarnição do destacamento de Pirpirituba realizava ronda pelo bairro Alto Damião quando visualizou um indivíduo em atitude suspeita e este tentou ganhar o matagal da localidade, quando foi abordado e, em seu bolso, foram encontradas três “pedras” de substância similar a crack.
 No momento de abordagem, surgiu outro indivíduo com fortes sinais de embriaguez, sem camisa e com short sujo e começou a proferir palavras de baixo calão dirigidas à guarnição. Durante a voz de prisão e ele reagiu à prisão. 
  Os rapazes foram presos e conduzidos para à Delegacia Policial de Guarabira.

domingo, outubro 29, 2023

Candidato é preso suspeito de tentar fraudar prova do concurso da PM e Bombeiros da PB


  Um candidato foi flagrado, neste domingo (29/10), usando um ponto eletrônico dentro da sala de aula durante a prova do concurso para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros no Estado da Paraíba.
 O fato ocorreu na Escola Deputado Fernando Carrilho Milanez, no bairro de Gramame, na Zona Sul de João Pessoa. O candidato foi levado para prestar depoimento na Central de Polícia, na Capital paraibana.
 As provas são realizadas nas cidades de João Pessoa, Cabedelo, Campina Grande, Patos, Cajazeiras e Guarabira. Mais de 64 mil concorrem Ao todo são ofertadas 1.100 vagas para soldados, sendo 900 para Polícia Militar e 200 Corpo de Bombeiros.

Por MaisPB

Jogador de futebol é preso por transportar cocaína em ônibus de delegação


 O jogador de futebol Luiz Claudio, 36 anos, foi preso na noite de sábado (28/10), em Terenos (MS), a 31 km da capital sul-mato-grossense, com cocaína em sua mala. Chicago, como é conhecido, estava no ônibus do Corumbaense Futebol Clube, que seguida para Campo Grande para jogar uma rodada da série B. 
 Conforme apurado pela reportagem, Chicago estava com cerca de 10 kg da droga, mas a polícia ainda não divulgou o balanço oficial. Em nota, o Corumbaense o informou que o time estava viajando para jogar uma partida contra São Gabriel Futebol Clube, em Camapuã (MS), que será realizada neste domingo (29/10). No entanto, Luiz não estava escalado para o jogo.
 De acordo com a equipe da delegação, o jogador acompanhava o time para fazer exames clínicos em Campo Grande, porque sofreu um infarto há menos de 15 dias, durante uma partida na capital contra o Náutico.
 Na ocasião, o zagueiro foi levado à uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para os primeiros socorros e depois transferido para o Hospital Regional Rosa Pedrossian em Campo Grande (HRMS), onde foi submetido a um cateterismo e colocação de stent.

Por G1/Mato Groso do Sul

Três pessoas se afogam em Coqueirinho e uma das vítimas está desaparecida


  Na manhã desse domingo (29/10), três pessoas foram vítimas de um afogamento na praia de Coqueirinho, litoral sul da Paraíba. As informações que se tem até o momento, é que duas pessoas conseguiram se salvar, mas uma ainda está desaparecida. O fato aconteceu na Prainha, que fica localizada bem próxima a área conhecida como Dedo de Deus.
 A informação inicial é que um grupo de três pessoas estava na água, quando começaram a se afogar, devido a forte correnteza no local. Uma onda forte teria atingido e derrubado o grupo e o retorno da água os levou para uma parte mais funda, onde as vítimas não conseguiam mais tocar o solo. Uma das vítimas acabou conseguindo sair da água por conta própria, mas as outras duas não.
 Pouco depois, a segunda pessoa do grupo foi resgatada, mas a terceira submergiu e não foi mais vista. No momento, equipes de busca estão no local. O helicóptero da Polícia Militar sobrevoa a área e embarcações estão em busca de pistas da terceira pessoa. 
 A vítima desaparecida veio com a família de Campina Grande.

Por ClickPB

Polícias Civil e Militar apreendem maconha em motor de ônibus na Paraíba


 Uma investigação da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) de Campina Grande resultou na apreensão de sete tabletes de maconha e uma pistola, na madrugada deste domingo 29 de outubro, em Queimadas. A ação contou com o apoio do Canil da Polícia Militar. 
 O material estava no compartimento onde fica o motor do ônibus alvo da operação. Os investigadores obtiveram informações de que a droga seria transportada naquele veículo e prepararam a abordagem.
 De acordo com o delegado Jorge Luís, a carga foi colocada em um balde com óleo, para tentar confundir os cães farejadores, mas a estratégia não deu certo. “O ônibus será inspecionado de forma mais minuciosa”, disse o delegado.
 Bagagens de passageiros também foram inspecionadas. A Polícia Civil continua investigando as pessoas envolvidas no transporte dessa droga.

Homem é preso com 10 kg de haxixe no bairro de Miramar​


  Na noite desse sábado (28/10), a Polícia Militar prendeu um homem de 27 anos pelo crime de tráfico de drogas no bairro do Miramar. O acusado foi abordado pelos policiais do Batalhão Especializado em Policiamento Turístico (BEPTur) durante ações de combate ao tráfico de drogas na Orla da Capital.
 O homem foi abordado e após uma averiguação no veículo e foi localizada uma porção de cerca de 10 kg de haxixe.
 O homem foi conduzido à Central de Flagrantes, no Geisel, e apresentado à autoridade competente.

Avião Caravan cai em Rio Branco, explode e 12 pessoas morrem

 
 Um avião Caravan que decolou do Aeroporto de Rio Branco na manhã deste domingo, 29, caiu na parte esquerda da pista após algumas minutos de sobrevoo. Pelo menos 12 pessoas estavam na aeronave que caiu e explodiu. Todos os corpos foram carbonizados. A informação foi confirmada pelo comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Charles Santos. Equipes dos Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estão no local do acidente. O avião sairia de Rio Branco para Envia, no Amazonas, segundo informes preliminares.
 Circulou num primeiro momento que o avião pertencia a Ortiz Taxi Aéreo, mas a informação não procede. Trata-se de uma outra empresa de Manaus, a ART Táxi Aero, com prefixo da aeronave PTMEE.
 Como o local da queda é de mata fechada, os bombeiros tiveram que levar extintores nas mãos para debelar as chamadas. Uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – CENIPA, deverá chegar no Acre nas próximas horas para iniciar a apuração do caso.

Por AC 24 Horas

sábado, outubro 28, 2023

Secretaria de Saúde de Pirpirituba realiza 80 exames de monografias neste sábado

 
  Oitenta mamografias. Esse foi número de exames realizados pelo mamógrafo móvel “Amigo do Peito” durante a ação dentro do “Outubro Rosa” pela Secretaria de Saúde do Município de Pirpirituba, neste sábado (28/10). A confirmação foi da secretária Erika Pontes.
 Erika Pontes disse, além de hoje, durante todo este mês houve ação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, com orientações, palestras educativas, exames citológicos, autoexame de mama, atendimento médico, enfermagem e dentista dentro do “Outubro Rosa”, sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero.
 Hoje, portanto, a secretaria de Saúde contempla mais 80 mulheres, no próprio município, com o exame mamógrafo móvel, que vai rastrear, de forma precoce, o câncer de mama; já que outras mulheres, deste o início do mês, foram encaminhadas ao Centro Especializado Diagnóstico do Câncer (CEDC), em João Pessoa, para a realização do exame. "E, hoje, aqui garantimos um exame essencial com conforto, qualidade e rapidez, sem a necessidade de se deslocar para uma unidade de saúde".
 O carro do mamógrafo móvel permaneceu durante todo o sábado, dando inicio às 8h o atendimento e se estendeu até as 17h, ao lado do prédio da Secretária de Saúde do município. 






PM recupera moto com restrição de roubo ou furto no Centro de Pirpirituba


  A Polícia Militar recuperou uma moto com restrição de furto ou roubo na tarde deste sábado (28/10), por volta das 12h30, na cidade de Pirpirituba, Agreste paraibano.
 A motocicleta, uma Fan 125 CG vermelha de placa PGT-1927/Recife (PE), encontrava-se abandonada na rua Presidente João Pessoa, próximo ao prédio do Destacamento da Polícia Militar.
 Após à polícia verificar no sistema constava com restrição de roubo ou furto cuja moto apresentava adulteração e a placa verdadeira seria PGO-9608. 
 Diante disso, ela foi encaminhada, com o apoio da Guarnição de Trânsito, à Delegacia de Guarabira e entregue à autoridade competente.

Motociclista é morto a tiros após ser perseguido por criminoso em Natuba


  Um motociclista foi assassinado neste sábado (28/10). A vítima foi perseguida e alvejada com vários disparos de arma de fogo. O crime foi registrado no município de Natuba, no interior da Paraíba.
 O homem, segundo  notícia,  ainda não identificado trafegava em sua motocicleta pelas ruas do município quando foi surpreendido por criminosos armados, outro veículo.
 A vítima tentou fugir na motocicleta, mas acabou perseguido, baleado e morto. A Polícia foi acionada, mas não conseguiu encontrar e prender o suspeito.
 O crime de homicídio será investigado pelos agentes da Delegacia de Natuba. O corpo deve ser levado para o Instituto de Polícia Científica (IPC), em Campina Grande.

Por Ingreson Dorze

Marido é preso após confessar que matou cantora gospel Sara Mariano


  O marido da cantora gospel Sara Mariano, Ederlan Mariano, foi preso na noite de sexta (27/10) pela Polícia Civil da Bahia após confessar o assassinato da esposa. Para a imprensa, o delegado do caso afirmou que Ederlan contou com comparsas e "queria se livrar da mulher" desde setembro.
 Ele confessou o crime após as investigações já lhe apontarem como provável assassino, e foi levado para a carceragem da 25ª Delegacia Territorial (DT/Dias D'Ávila).

Mãe mata próprio filho a golpe de faca; mulher alega reação a agressões


  Uma mulher é suspeita de ter matado o próprio filho, no Bairro das Indústrias, em João Pessoa, neste sábado (28/10). A mãe, de 51 anos, alegou que teria reagido após ter sido vítima de agressões recorrentes por parte do filho.
 A vítima foi identificada como Fabiano da Silva Martins, de 35 anos, e foi atingida a golpe de facada no pescoço.
 Testemunhas afirmam que a casa dos dois era frequentemente palco de tumultos e confrontos, com relatos de agressões físicas severas por parte do filho contra a mãe.
 As informações apontam ainda que Fabiano estava atacando seu sobrinho quando a mãe interveio na situação, desferindo o golpe fatal.
 A Polícia Civil investiga o crime. A mulher foi presa em flagrante.

Censo 2022: IBGE atualiza população em cidades da PB; veja lista


  O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atualizou nesta sexta-feira (27/10) a população de duas cidades da Paraíba em relação à divulgação inicial do Censo 2022, feita em junho de 2023. 
 Após a atualização, as cidades de Alhandra e Jacaraú, localizadas no litoral sul e norte do estado respectivamente, tiveram um aumento populacional.
 Alhandra registrou uma diferença de 17 pessoas a mais. Já Jacaraú, registrou 175 pessoas a mais após atualização do IBGE.
 Veja a lista de cidades em que a população mudou:
 Alhandra: população era 21.713 e passou a ser de 21.730.
 Jacaraú: população era 14.302 passou a ser 14.477.

Por G1/PB

PM prende quadrilha envolvida em vários assaltos na cidade de Campina Grande

 
 A Polícia Militar prendeu, na noite de quinta-feira (26/10), quatro integrantes de uma quadrilha que vinha praticando assaltos na cidade de Campina Grande e recuperou com o grupo um carro, celulares, roupas, calçados e equipamentos eletrônicos. A prisão aconteceu logo após eles roubarem um estabelecimento comercial, no bairro Dinamérica. O veículo usado pelos acusados tinha sido roubado na última terça-feira (24/10), no bairro do Catolé.
 Os suspeitos foram interceptados pelas equipes do 2º Esquadrão de Operações Táticas com Apoio de Motocicletas do ROTAM, na Avenida Floriano Peixoto, após um militar de folga passar para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) as característica e rota de fuga da quadrilha. Com eles, foi apreendido ainda um revólver. Após a prisão, outras vítimas do bando apareceram e reconheceram os acusados. Dois deles já tinham passagem pela polícia por roubo, inclusive um estava com mandado de prisão em aberto.
 O caso foi levado para a Central de Polícia, em Campina Grande.

Sete municípios da PB terão redução no número de vereadores; confira quais


  Sete municípios paraibanos perderam habitantes, de acordo com o Censo Demográfico 2022. Com isso, eles também deverão reduzir de 11 para nove o número de vereadores em suas câmaras municipais, na próxima eleição. Para garantir essa adequação à norma constitucional, o Centro de Apoio Operacional em matéria de defesa do patrimônio público do Ministério Público da Paraíba (CAO Patrimônio Público/MPPB) elaborou e disponibilizou peças jurídicas para subsidiar o trabalho de promotores de Justiça que atuam nessas localidades.
 Conforme explicou o coordenador do CAO Patrimônio Público, o promotor de Justiça Carlos Davi Lopes Correia Lima, os municípios que perderam habitantes foram: Barra de Santa Rosa, Taperoá, Santa Luzia, Uiraúna, Teixeira, Soledade e Coremas. Por essa razão, eles passaram a se enquadrar na situação prevista no artigo 29, inciso IV, da Constituição Federal de 1988, que versa sobre a composição das Câmaras Municipais em todo o território nacional, determinando que seja observado o limite máximo de nove vereadores nos municípios com até 15 mil habitantes.
 Foram elaboradas e disponibilizadas aos promotores de Justiça com atribuição na defesa do patrimônio público nesses municípios minutas de portaria para instauração de inquérito civil público, de recomendação e de ação civil pública de obrigação de fazer. “Trata-se de uma atuação estratégica do Ministério Público paraibano, que tem como objetivo a defesa do regime democrático de direito e do patrimônio público e visa determinar que o Poder Legislativo e os Municípios se adaptem às regras previstas na Constituição Federal, notadamente quanto à adequação do número de vereadores na Câmara, em razão da divulgação dos resultados do Censo Demográfico de 2022 do IBGE. Foram verificados que alguns Municípios tiveram a sua população reduzida e, por isso, o regramento local que regulamenta o número de vereadores desses entes públicos se tornou desatualizado”, detalhou o promotor de Justiça. 
 A mudança deverá valer para a legislatura 2025-2028. “Considerando que o próximo exercício (2024) é ano de processo eleitoral municipal, revela-se urgente a adoção de providências para que o Município adapte suas normas para evitar incompatibilidade entre os parâmetros da Lei Orgânica e da Justiça Eleitoral na legislatura 2025-2028. A medida visa, portanto, evitar incongruências nas eleições do próximo ano”, disse o coordenador do CAO.

Por Wscom

sexta-feira, outubro 27, 2023

Idoso é preso suspeito de estuprar afilhada de 8 anos; mãe denunciou caso

 
 Um homem anos foi preso sob suspeita de estuprar sua afilhada de 8 anos. O caso ocorreu na cidade de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba.
 A investigação teve início na última segunda-feira, quando a mãe da criança denunciou o suspeito à polícia. A vítima e sua irmã eram frequentadoras da casa do idoso, onde a mãe residia.
 Após ouvir o depoimento da vítima e de testemunhas, a polícia solicitou a prisão do homem. Os relatos indicam que o suspeito se aproveitava da presença de sua afilhada para beijá-la e cometer atos libidinosos. 
 O idoso foi interrogado, submetido a exame de corpo de delito e, em seguida, encaminhado à carceragem da delegacia de Cajazeiras.

Corpo da menina Júlia é sepultado em João Pessoa sob comoção


 Amigos, parentes e vizinhos reuniram-se, nesta sexta-feira (27/10), para prestar as últimas homenagens a Júlia Cavalcante de Oliveira Nunes, a menina de apenas 1 ano assassinada pela própria mãe, em João Pessoa. O sepultamento ocorreu em um cemitério particular no bairro José Américo, após um cortejo pelas ruas da cidade. 
 O corpo de Júlia foi liberado no final da tarde dessa quinta-feira (26/10). A criança apresentava múltiplas lesões causadas por faca no rosto, pescoço e tronco.
 O ato da mãe, Eliane Nunes, foi motivado por vingança após o pedido de término do relacionamento pelo então esposo, segundo a Polícia.
 O caso está sendo tratado como um homicídio qualificado, dada a gravidade do crime contra a própria descendente, com requintes de crueldade e motivado por razões fúteis. A bebê foi vítima de mais de dez golpes de faca.

Mulher que matou filha de 1 ano tem prisão mantida após audiência de custódia


  Eliane Nunes da Silva, de 27 anos, suspeita de matar a filha de 1 ano a facadas dentro do berço, teve a prisão mantida após realização de audiência de custódia no Fórum Criminal na manhã desta sexta-feira (27/10). Após a manutenção da prisão, a mulher foi encaminhada para o Presídio Júlia Maranhão, em Mangabeira, na zona sul de João Pessoa.
 O corpo da criança de 1 ano, Júlia, foi enterrado na manhã desta sexta (27/10), em um cemitério particular, no bairro do José Américo, em João Pessoa. A morte da criança teria acontecido após uma discussão entre a mãe e o pai, que terminou o relacionamento com a mulher horas antes do crime. O crime aconteceu no condomínio onde a suspeita mora, no bairro do Geisel, entre 9h e 10h, de acordo com informações da Polícia Civil.
 A polícia foi até a casa da família após a mãe confessar o crime. A criança foi encontrada morta no berço, ensanguentada, e ao lado do corpo estava a faca que teria sido usada para cometer o homicídio. Em depoimento, Eliane disse que cometeu o crime motivada pela raiva que sentiu pelo companheiro ter terminado o relacionamento do casal horas antes do crime ter acontecido.

Por G1/PB

Na Justiça, viúvo ganha direito de acessar redes sociais de esposa falecida


  Um homem ganhou na Justiça da Paraíba o direito de ter acesso as contas das redes sociais da esposa falecida. O viúvo afirma que, desde o falecimento da esposa, em 2021, tinha livre acesso aos perfis da do Instagram e Facebook, pois a mulher havia cedido ainda em vida.
 Após a morte da esposa, o homem afirma que mudou o nome nas redes sociais dela, a fim de criar uma "memória póstuma" da falecida. O viúvo diz haver compreendido que, mantendo a conta nesses moldes, sem necessariamente transformá-la em in memoriam, conforme termos propostos pelo Facebook, atenderia aos mesmos objetivos da política de privacidade da plataforma.
 A situação mudou, quando, no dia do aniversário da mulher, o Facebook exibiu a seguinte mensagem: "Este conteúdo não está disponível no momento".
 Com isso, o homem entrou na Justiça para reaver a conta. Na ocasião, o desembargador determinou que seja concedido acesso ao viúvo nas contas do facebook e instagram, no perfil com a modalidade "Perfil Memorial", ficando todas as mensagens privadas anteriores a 28/03/2021 (data do falecimento) inacessível, sob pena de multa diária.

Por T5

Operação destrói plantação de 40 mil pés de maconha na Paraíba


  Uma operação reuniu mais de 60 agentes da Polícia Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, nesta sexta-feira (27/10), que resultou na destruição de uma plantação com aproximadamente 40 mil pés de maconha em Patos, Sertão da Paraíba. 
 De acordo com a Polícia Civil, a operação visou a desarticulação de uma quadrilha suspeita de praticar assaltos e traficar drogas na região.
 Na operação, foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão, resultando na prisão de dois homens e a apreensão de quatro armas de fogo, além de 150 munições.
 A polícia ainda informou que um dos presos já era procurado pelo assalto de um vereador do município de Desterro.

Novo presidente do PSDB, Fábio Ramalho prega união das oposições na PB

 
 O diretório do PSDB da Paraíba está sob novo comando. A presidência da legenda sai das mãos do ex-deputado federal Pedro Cunha Lima e passa a ser exercida pelo deputado estadual Fábio Ramalho. A convenção que oficializou a troca aconteceu na sede do partido, nesta sexta-feira (27/10), em João Pessoa.
  O evento contou as presenças de diversas lideranças da oposição, a exemplo de Efraim Filho (União Brasil), Veneziano Vital do Rêgo (MBD) e Bruno Cunha Lima (PSD). Aliado de primeira hora de Fábio Ramalho, Romero Rodrigues (Podemos) não esteve presente, mas enviou um vídeo exibido no telão.
  A mudança acontece em meio a polêmicas dentro do ninho tucano. A mais recente foi a crítica pública de Pedro a Tovar Correia Lima, com quem o ex-candidato ao Governo se disse decepcionado.

Por MaisPB

Pirpirituba sedia 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura


  Pirpirituba, cidade situada no Agreste paraibano, sediou, na tarde dessa quinta-feira (26/10), 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura (CIC), cujo tema: “Democracia e Direito à Cultura”. O evento aconteceu no Auditório da Secretária de Saúde do Município.
  A abertura solene, que ocorreu por volta das 13h40, ficou a cargo da secretária de Cultura e Turismo do município, Raíssa Fernandes. Além de Pirpirituba, participaram da conferência as cidades de Borborema, Serraria e Pilões. 
  Durante à conferência houve aprovação do Regimento Interno, palestra, painéis sobre o tema e seis eixos temáticos para elaboração de propostas definidas como prioridade na conferência a seres apresentadas na 4ª Conferência Estadual de Cultura pelos delegados eleitos das respectivas cidades participantes. E, todas as propostas são direcionadas a melhorias e investimentos no setor cultural.
 Além de representantes culturais, se fizeram presentes na conferência o procurador do município Danilo Rocha, vice-prefeito Marcos Terto, como também os vereadores e presidente Carlinhos Simões, Josinaldo Jorge, Batatinha e Ivanildo Soares.










quinta-feira, outubro 26, 2023

Mulher mata filha de um ano a facadas no pescoço em João Pessoa


  Uma mulher matou a própria filha identificada como Júlia, de um ano, na manhã desta quinta-feira (26/10), e depois se entregou à Central de Polícia Civil, em João Pessoa.
  O crime aconteceu dentro do apartamento da família. A mãe, de 27 anos, chegou na Polícia ainda com sangue na mão. Em conversa com o delegado Bruno Victor, a mulher disse houve uma briga com o marido e acabou matando a criança. Na discussão, os pais debateram sobre separação e com quem ficaria a guarda da menina.
  “Estávamos na base quando a jovem chegou com as mãos cheias de sangue, alegando que tinha esfaqueado a filha de um ano. Fomos até o local e a criança estava lá no berço toda esfaqueada”, disse o delegado Bruno Victor.
  “A gente estava passando por um momento difícil. A gente discutia muito e aí decidi terminar o relacionamento. Ela uma pessoa muito surtada, complicada. Então saí da nossa casa pra terminar. Me comprometi a pagar R$ 200 por semana de pensão, dava R$ 800 por mês. Se eu ameaçasse a guarda compartilhada saberia que isso poderia acontecer”, desabafou em entrevista ao Sistema Correio. 
 O homem disse que estava trabalhando como motorista de alternativo e viu a movimentação de ambulâncias perto da casa. A Polícia, então, colocou ele dentro de um carro e o levou para Central de Polícia, onde foi informado da morte da filha.

Por MiasPB

Advogados e servidores são alvos da PF por fraude de R$ 13 mi na Previdência


  A Polícia Federal, em conjunto com o Núcleo de Inteligência Previdenciária do Ministério da Previdência Social, deflagrou na manhã desta quinta-feira (26/10) a Operação Natividade. A ação teve como objetivo desarticular um grupo criminoso composto por advogados que, associados a servidores da previdência social, seriam responsáveis por fraudes na concessão de benefícios previdenciários de salário maternidade rural.
 Ainda segundo as investigações, as fraudes eram efetivadas na agência da Previdência Social Catolé, em Campina Grande. Foram expedidos pela Justiça Federal três mandados de busca e apreensão. 
 A investigação teve origem com a análise dos dados disponíveis nos sistemas que apontaram a desproporção do número de benefícios de salário maternidade rural concedidos na agência do INSS, alvo da ação de hoje, bem como o direcionamento para que a análise dos requerimentos de benefícios previdenciários de interesse do grupo criminoso fossem feitos por um único servidor da Previdência Social, mediante esquema montado para frustrar o fluxo de distribuição automática nos sistemas previdenciários.
 O montante de prejuízo estimado foi calculado sobre os valores efetivamente pagos dos 2049 benefícios identificados, que totalizam quase R$ 13 milhões.
  Inicialmente os crimes são os de estelionato qualificado e inserção de dados falsos em sistema de informações, cujas penas somadas podem chegar a mais de 18 anos de reclusão e multa.

TRE-PB rejeita recurso e mantém cassação dos vereadores de Rio Tinto


  A juíza Maria Cristina Santiago, do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), rejeitou recurso e determinou o cumprimento da sentença em primeiro grau que cassou os registros de todos os candidatos vinculados ao Partido Cidadania de Rio Tinto e fixou o novo cálculo do quociente eleitoral, por fraude a cota de gênero.
 Os vereadores Felipe Pessoa de Souza, Raphael José do Nascimento Fonseca, Luan Cardoso de Menezes, Adelson Francisco da Silva e Severino Pereira de Sousa, além de Rosélia Lima de Azevedo, suplente do mesmo partido, alegaram não ter recorrido da sentença no prazo estabelecido pela justiça eleitoral porque o advogado estava afastado das funções por atestado médico.
 “A mera juntada de atestado médico não constitui, por si só, justa causa apta à devolução de prazo recursal, cuja análise deve se revestir de maior rigor. A ausência de um relatório médico que detalhasse e confirmasse a impossibilidade de o causídico executar qualquer tipo de tarefa, a justificar a reabertura de prazo já expirado, impede o conhecimento dos embargos opostos”, pontuou a magistrada. 
 Na ação, o Ministério Público Eleitoral destacou que, apesar do atestado médico, o advogado atuou em outros feitos no período em que se encontrava doente, o que afasta a incapacidade da realização ao ato processual.

PRF prende homem com mais de 15 kg de maconha dentro de carro na PB


  A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prende homem com 
um grande saco com maconha sendo transportado em veículo de passeio com destino a João Pessoa (PB), na tarde dessa quarta-feira (25/10), no município de Sobrado. A droga está avaliada em quase R$33 mil.
  O condutor, um homem de 27 anos, relatou ter pegado a droga em Floresta/PE e levaria até João Pessoa, capital paraibana, onde receberia R$ 3 mil pelo transporte.
 Equipe policial realizou a fiscalização na BR 230, por volta das 14h30, quando visualizou um veículo do tipo Gol transitando com as luzes de freio queimadas e um dos retrovisores quebrado. Prontamente, foi dada ordem de parada quando foi descoberta no porta-malas 15,50 kg de substância análoga à maconha.

Ataque a tiros deixa 16 mortos e dezenas de feridos nos Estados Unidos


  Um ataque a tiros deixou 16 pessoas mortas e dezenas de feridas na cidade norte-americana de Lewiston, no Maine, informou a agência de notícias Associated Press. O incidente aconteceu durante a noite desta quarta-feira (25/10), segundo a polícia. 
 O número de vítimas ainda pode mudar. A rede de TV norte-americana NBC disse, inicialmente, que 22 pessoas haviam morrido. Depois, passou a informar que eram de 16 a 20. As autoridades ainda não divulgaram um balanço oficial. 
 De acordo com o polícia, o atirador abriu fogo contra as vítimas em uma pista de boliche e em um bar. Os dois locais ficam a cerca de 6,5 km de distância um do outro.
 O homem já foi identificado e tem 40 anos. Até a última atualização desta reportagem, ele estava foragido. As buscas continuam nesta quinta (26/10) – ACOMPANHE AQUI.
  Centenas de policiais estão fazendo buscas pelo criminoso, inclusive com o auxílio de helicópteros.

Por G1

Motorista de transporte alternativo é perseguido e morto em Lagoa Seca


  Um homem foi assassinado a tiros na manhã desta quinta-feira (26/10). O homicídio foi registrado nas ruas do município de Lagoa Seca, no interior da Paraíba. A informação foi divulgada pela TV Arapuan. 
 Conforme foi apurado, à vítima identificada como Antônio Carlos foi alvejado por diversos disparos de arma de fogo quando trafegava pela Centro do município. A vítima trabalhava como motorista alternativo.
 De acordo com a polícia, os criminosos chegaram em uma motocicleta, a vítima ainda correu, mas acabou sendo perseguida e executa com os tiros de arma de fogo. Os assassinos fugiram após praticarem o crime.
 O crime será investigado pelos agentes da Delegacia de Polícia Civil. O corpo de Antônio Carlos foi encaminhado para o Instituto de Polícia Cientifica (IPC).

Por Ingreson Dorze