quarta-feira, setembro 30, 2020

Homem tenta assaltar e é morto a tiros pela vítima, em João Pessoa


  Um rapaz foi morto a tiros na noite desta quarta-feira (30/09) ao tentar assaltar uma pessoa no bairro dos Bancários, em João Pessoa. 
  A Polícia Militar informou que a vítima foi abordada pelo suspeito e atirou várias vezes contra o assaltante, que morreu no local. Com ele, a PM encontrou um revólver calibre 38.
  Moradores disseram que o assaltante estava praticando crimes no bairro. O suspeito de atirar já ligou para a polícia informou que vai se apresentar.

Por Hyldinho

Aprovado projeto que permite renovação online da CNH na Paraíba


  A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou nesta quarta-feira (30/09) o Projeto de Lei 1.365/2019, do presidente Adriano Galdino, permitindo a renovação de forma online da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na Paraíba. A matéria foi apreciada durante sessão extraordinária realizada de forma remota e depende agora de sanção do governador João Azevêdo (Cidadania).
  De acordo com o texto, o Departamento de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) deverá disponibilizar em seu site oficial a opção de Renovação Simplificada da CNH para categorias A, B e AB, dispensando, desta forma, a presença física do condutor em um de seus postos. Para o presidente Adriano Galdino, a proposta busca modernizar o processo de renovação e reduzir a demanda presencial. “A renovação da CNH para essas categorias poderá ser realizada de forma online, sem a necessidade da presença do cidadão que deseje renovar sua carteira”, resumiu Galdino. 
 A renovação online é uma opção para os condutores que optarem pelo atendimento remoto. O Detran-PB deve manter o atendimento presencial para os casos que não se enquadram e para que o cidadão que preferir ter o atendimento presencial. Esta nova modalidade de renovação só estará disponível para o motorista que tiver a CNH vencida ou a vencer no máximo 30 dias, com foto e demais dados biométricos cadastrados. Quem tiver a carteira suspensa e em situação fora dos pré-requisitos terá de efetuar a renovação presencial. 
  A Casa de Epitácio Pessoa também aprovou a proibição do reajuste de planos de saúde durante o período de estado de calamidade pública na Paraíba em consequência da pandemia do novo coronavírus (causador da Covid-19). O PL 1.893/2020, do deputado Chió, suspende o aumento no valor dos planos, seja por faixa etária ou por data de aniversário do plano. A matéria ressalta ainda que também está proibida a cobrança retroativa ou com juros ao final do período de calamidade. “Essa pandemia tem trazido sérias consequências para a população, não somente no que concerne à saúde, devido a sua disseminação e letalidade, mas também econômicas. Qualquer reajuste nesse período obrigará muitas pessoas a suspenderem seus planos, justamente num momento de grande risco de contaminação”, justificou Chió.

terça-feira, setembro 29, 2020

Internos fogem do Lar do Garoto, em Lagoa Seca, na Paraíba

 

  Cinco socioeducandos fugiram do Centro Educacional Lar do Garoto, em Lagoa Seca, no Agreste da Paraíba, nesta terça-feira (29/09), conforme informações da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Fundac). Três deles foram recuperados ainda nas proximidades da unidade. 
  De acordo com a Polícia Militar, eles fugiram por volta das 12h pela parte de trás da unidade, área que normalmente os internos não têm acesso. Os jovens escalaram o muro tirando o arame farpado e pulando para fora da unidade. 
 A Fundac informa que eles cometeram um ato infracional e os que foram recapturados estão na Central de Polícia Civil da cidade. Um processo administrativo vai ser aberto na fundação para investigar a fuga.

Por G1/PB

Ney Suassuna toma posse no Senado em sessão presidida por Flávio Bolsonaro


  O empresário Ney Suassuna (Republicanos-PB) tomou posse como senador nesta terça-feira (29/09), em sessão presidida por Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ).
  Ney Suassuna assume o cargo como primeiro suplente do senador Veneziano Vital do Rego, que pediu licença até 21 de janeiro de 2021 para tratar de assuntos pessoais - saiba mais. 
   Ney Suassuna, que exerceu mandatos de senador de 1995 a 1999, e de 1999 a 2007, irá representar o Republicanos. 
  Após prestar seu compromisso regimental, Ney Suassuna registrou que esta é a quarta vez que ele toma posse no Senado. Ele também destacou a sua ligação pessoal com a família do senador Veneziano Vital do Rego. 
  — Nunca fui vereador, nunca fui deputado estadual, deputado federal. Tudo que aprendi em política foi nesta Casa. Fui vice-líder do governo Lula, fui ministro no governo de Fernando Henrique Cardoso, líder do PMDB e líder da maioria, presidente da Comissão de Orçamento e da Comissão de Assuntos Econômicos — afirmou. 
  Ney Suassuna disse que a política vive novos tempos e que fará o melhor que estiver ao seu alcance em favor do Brasil e da Paraíba. Ele é graduado em Administração, Economia e Pedagogia, com pós-graduação em Processamento de Dados.

Por Agência Senado

Secretaria de Educação passa a entregar 8ª edição de atividades entre 8 e 9 de outubro


  A oitava edição do ciclo de atividades didáticas para os alunos da rede municipal de Ensino do município de Pirpirituba começa a ser entregue entre os dias 8 a 9 de outubro. A informação foi da Secretária de Educação, Valdilene Pacheco. 
  Valdilene Pacheco lembra aos pais que as entregas das atividades serão nas mesmas unidades escolares anteriores, porém é necessária ir a cada uma delas utilizando máscaras, para se previr contra o novo coronavírus. 
  Aos pais ou responsáveis, a secretária de Educação, informa que eles devem ficar atentos aos horários das entregas das atividades, que serão das 8h às 10h e das 14h às 16h.

segunda-feira, setembro 28, 2020

Prova de vida de servidores aposentados é suspensa até 31 de outubro



  Os servidores federais aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis não precisarão fazer a prova de vida anual (recadastramento) até 31 de outubro. O prazo, que acabaria na próxima quarta-feira (30/09), foi prorrogado por instrução normativa publicada honesta segunda (28/09) no Diário Oficial da União.
  Segundo a Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, o adiamento teve como objetivo reduzir a possibilidade de contágio dos beneficiários pelo novo coronavírus. De acordo com a pasta, a medida foi necessária porque a maioria desses servidores são idosos e integram o grupo de risco para a covid-19.
  A prova de vida dos servidores federais está suspensa desde 18 de março. Inicialmente, o recadastramento tinha sido suspenso por 120 dias, até 16 de julho. O prazo tinha sido estendido para 30 de setembro por outra instrução normativa. 
  Os beneficiários que excepcionalmente tiveram o pagamento das aposentadorias e pensões suspensos antes de 18 e março podem pedir o restabelecimento do benefício. Basta acessar o Sistema de Gestão de Pessoas (Sigepe) e pedir, no campo “Requerimento”, o documento “Restabelecimento de Pagamento – Covid-19”. O servidor receberá um comunicado do deferimento ou não do seu requerimento por e-mail enviado automaticamente pelo Sigepe. 
  A Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal estabelecerá posteriormente o prazo e a forma para realização da comprovação de vida dos servidores contemplados na suspensão da prova de vida anual, assim como dos que tiveram o pagamento excepcionalmente restabelecido por solicitação via Requerimento do Sigepe. A partir da confirmação do deferimento, caberá à Unidade de Gestão de Pessoas de cada órgão restabelecer o pagamento, obedecendo ao cronograma mensal da folha.

Por Agência Brasil

São José do Sabugi é a única cidade da PB com apenas um candidato a prefeito

 

   A cidade de São José do Sabugi, no Sertão paraibano, vai ter só um candidato a prefeito nas eleições 2020, de acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O atual prefeito, Segundo Domiciano (DEM), vai tentar a reeleição em uma chapa com o atual vice-prefeito, Tantico (Cidadania). Dos 223 municípios do estado, São José do Sabugi é o único com apenas um candidato. 
   Segundo a plataforma DivulgaCand, do TSE, foram feitas quatro convenções partidárias no município este ano. O PT e o PSDB, em suas convenções, optaram por não lançar nenhum candidato a prefeito nem a vice-prefeito. Já o DEM e o Cidadania resolveram concorrer coligados. 
 Em 2016, a chapa eleita concorreu apenas com outra chapa, encabeçada por Karine Cabrall (PSD). O G1 entrou em contato Romero Rodrigues, presidente do diretório estadual do PSD, que é oposição na cidade. Ele informou que a sigla pretendia lançar candidatura este ano, e que vai se informar com o diretório municipal do PSD para saber o que aconteceu. Conforme a Lei das Eleições, um candidato precisa, para ser eleito, de 50% dos votos válidos mais um. Votos brancos e nulos não contam como válidos. 
  No caso de municípios com apenas um concorrente, basta um único voto válido para que o candidato seja eleito. Na prática, portanto, Domiciano só precisa do próprio voto para assegurar mais quatro anos de mandato. 
  O primeiro turno das eleições será em 15 de novembro. O segundo turno, nas cidades em que for necessário, está marcado 29 de novembro.

Em novo recorde, eleições municipais têm mais de 545 mil candidatos


  O número exato de candidatos que vão disputar vagas de prefeito, vice-prefeito e vereador ainda nem foi fechado pela Justiça Eleitoral, mas já é o a maior desde 2000, quando a votação no país foi 100% eletrônica pela primeira vez. Até as 15h desta segunda-feira (28/09), o portal lançado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com essas informações, já registrava 545.036 solicitações. O recorde anterior havia sido em 2016, com 496.887 candidatos.
  No último sábado (26), terminou o prazo para que partidos políticos e coligações solicitassem à Justiça Eleitoral os registros. Somente interessados em ocupar uma cadeira em uma das Câmaras Municipais do país somam 507.727 inscritos. Na pesquisa por candidatos a comandar prefeituras dos 5.570 municípios são mais 19,1 mil interessados. 
  Coligações 
 O fim das coligações para as eleições proporcionais, aprovado pelo Congresso Nacional em 2017, que será aplicada pela primeira vez nas eleições deste ano, é a responsável pelo aumento. A mudança na regra fez com que um candidato que queira disputar como vereador, só possa participar do pleito na chapa única do partido ao qual ele é filiado. Antes, uma chapa tinha candidatos de partidos distintos. 
   Para aumentar as chances de voto e conseguir cadeiras nas Câmaras Municipais, as legendas estão lançando mais candidatos. É que em uma eleição proporcional, como é para vereador, as vagas são do partido e não do candidato. Na prática, ao votar para em um nome para esse cargo, o eleitor na verdade está escolhendo um integrante daquela legenda. O cálculo de quem vai ocupar a cadeira é feito em cima do quociente eleitoral. Com base nesse cálculo é que cada partido saberá quantos votos serão necessários para conquistar uma vaga. 
 Data 
 Por causa da pandemia do novo coronavírus, o calendário eleitoral foi alterado por uma emenda constitucional aprovada pelo Congresso. O primeiro turno foi marcado para o dia15 de novembro. Nos municípios que levarem a disputa às prefeituras para o segundo turno, o pleito será em 29 de novembro. A data da posse dos eleitos continua a mesma, 1º de janeiro.

Por Agência Brasil

Troca de tiros em bar deixa nove feridos, em Remígio, Paraíba


   Um desentendimento entre dois homens durante uma festa em um bar terminou com nove pessoas feridas, em Chã de Pia, zona rural do município de Remígio, no Brejo da Paraíba. Os dois homens começaram uma briga e iniciaram uma troca de tiros, por volta de 1h desta segunda-feira (28/09). 
   Segundo informações da Polícia Militar, das nove pessoas baleadas, quatro são menores de 18 anos. Oito foram encaminhadas para o Hospital de Trauma de Campina Grande. 
   De acordo com o Hospital de Trauma, das oito pessoas que deram entrada no hospital, o estado de saúde de sete delas é estável, pois os ferimentos foram superficiais. 
  Entre os pacientes que deram entrada na unidade de saúde estão quatro adolescentes, de 14, 16 e 17 anos e quatro homens de 30, 26, 33 e 50 anos.
 O homem de 33 anos sofreu um disparo de arma de fogo no tórax e está internado em estado grave. Segundo a polícia, esse paciente é um dos suspeitos de ter efetuado alguns dos disparos durante a confusão.
  Nenhum dos outros pacientes corre risco de morte. A nona pessoa baleada não deu entrada no hospital e não há informações do estado de saúde dela.

Por G1/PB

domingo, setembro 27, 2020

Missa campal abre à festa de Nossa Senhora do Rosário, em Pirpirituba


  Missa campal abre, na noite deste domingo (27/09), às 19h, a programação festiva de Nossa Senhora do Rosário, padroeira da cidade de Pirpirituba, com encerramento no próximo dia 7 de outubro. 
  Esta é a primeira missa campal desde o surgimento da pandemia do novo Coronavírus, já que a missa no interior da igreja foi liberada recentemente e a presença do público católico às missas acontece por agendamento. 
   Vera, secretária paroquial, informou que as cadeiras que vão estar disponíveis no espaço da Praça Padre Ricardo durante a missa campal serão direcionadas apenas para aquelas pessoas que fizeram o agendamento durante a semana na secretaria paroquial. 
  A secretária paroquial lembra que haverá um distanciamento de cada cadeiras e por isso não é permitida a retirada delas do lugar onde foi deixadas pela organização, já que é uma recomendação da vigilância sanitária no distanciamento para se prevenir contra a propagação do novo coronavírus.

sábado, setembro 26, 2020

Secretária de Saúde de Pirpirituba dá início a vacinação contra a raiva animal


    A secretaria de Saúde da Prefeitura de Pirpirituba já deu início, desde o último dia 16, a campanha de vacinação contra raiva animal 2020. De acordo com a Secretária, a princípio a vacinação realiza-se na zona rural até o próximo dia 2, para só então iniciar na zona urbana. 
  Este ano, para evitar a propagação da pandemia do novo coronavírus, conforme a secretária de Saúde, os Agentes de Combate às Endemias (A.C.E’s), responsáveis pela vacinação, estão se deslocando de casa a casa para realizar a vacinação de gatos e cães dos proprietários
  A secretária, que ainda não divulgou o cronograma de vacinação na zona urbana, lembra aos proprietários de amimais que eles só podem ser vacinados a partir dos três meses de vida e a vacina não tem contraindicação. 
 Na zona urbana, segundo a secretaria, a vacinação contra a raiva animal será realizada por ruas, portanto os donos de cães e gatos têm de ficarem atentos a divulgação do cronograma de vacinação. 
  Os Agentes de Combate às Endemias Douglas Alves, Edson, Gil, Márcio, Paulo e Rita são os responsáveis pela aplicação da vacinação no município contra a raiva animal.

sexta-feira, setembro 25, 2020

Olympique de Marselha contrata o jogador solanense Luís Henrique

  O Olympique de Marselha anunciou hoje (25/09) a contratação do atacante solanense, Luís Henrique, jogador de 18 anos que vinha se destacando no Botafogo. O clube não anunciou o tempo de contrato, mas a imprensa francesa noticia que o acordo terá duração de cinco anos. 
  Segundo o jornal L'Equipe, a transferência foi fechada em 12 milhões de euros (cerca de R$ 77 milhões). O Botafogo tinha 40% dos direitos federativos do jogador, sendo que os outros 60% estavam nas mãos do Três Passos Atlético Clube, do Rio Grande do Sul. 
  Ontem, o técnico do Olympique de Marselha, André Villas-Boas, já havia elogiado o brasileiro enquanto aguardava a definição da contratação.
  "Ele é um puro talento, vamos trabalhar com ele nas próximas semanas em diferentes posições", destacou o técnico. 
   Luís Henrique é a quarta contratação do clube para a temporada, depois do meia Pape Gueye (Watford) e dos zagueiros Leonardo Balerdi (Dortmund) e Yuto Nagatomo (Galatasaray).
  Em sua página do instagram, o paraibano da cidade de Solânea diz: "A despedida nunca é fácil, mas o que fica no meu peito é um sentimento de gratidão. O Botafogo me abriu as portas, me formou como jogador e cidadão e me ajudou a realizar o sonho de jogar em um grande time profissional e conhecer grandes jogadores!" 
  Na postagem, Luís Henrique agradece a todos funcionários e jogadores que o acolheram desde a sua chegada ao clube. Como também agradeceu aos torcedores pelo todo apoio. "Levarei esse clube no coração. Tenham a certeza que sempre dei e fiz o melhor que pude dentro de campo. Até logo meu", finaliza ele. 

Da Redação, com Uol

Ciclista da cidade de Sertãozinho, na PB, morre atropelado na PB-085


  Morreu, vitima de atropelamento, o ciclista e 
motorista efetivo da Prefeitura de Sertãozinho, Carlos Campelo. O acidente foi registrado na tarde desta sexta-feira (25/09), na rodovia PB-085, entre Sertãozinho e Duas Estradas, Agreste paraibano.
  Segundo informações, o ciclista, que havia saído de Sertãozinho com mais dois amigos, foi atingido por um veículo quando estava próximo a cidade de Duas Estradas. O motorista do automóvel Celta que atropelou Carlos Campelo seria da cidade de Duas Estradas. 
 O ciclista ainda chegou a ser socorrido por uma equipe do Samu, mas não sobreviveu os ferimentos. 
  O jovem que atropelou e matou o ciclista também chegou ser encaminhado para uma unidade hospitalar com ferimentos leves. 
  Ainda segundo noticia, Carlos Campelo e os amigos sempre gostavam de pedalar quase todos os dias, e dos percursos deles era de Sertãozinho a Lagoa de Dentro.  

Lei: Municípios da PB terão que informar arrecadação e destinação de recursos da covid-19


 Os 223 municípios par
aibanos deverão criar um Portal da Transparência especifico para ações de combate à Covid-19, disponibilizando os valores e recursos arrecadados e a sua devida destinação para o enfrentamento da pandemia do coronavirus. É o que determina a Lei 11.778/2020, de autoria do deputado Adriano Galdino (PSB), promulgada por ele próprio, na condição de presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), e publicada na edição desta sexta-feira (25/09) do Diário Oficial do Estado (DOE). 
  A Lei determina que todo e qualquer recurso recebido pelos municípios, decorrente ou não de repasse do Poder Público, deverá ser disponibilizado em site oficial, especificando a quantia percebida; o nome da pessoa física que os destinou e o seu CPF, quando for o caso; o nome da pessoa jurídica que os destinou e o seu CNPJ; a data do seu recebimento; além de outros dados que por ventura sejam solicitados pelos órgãos de controle competentes. 
 Todas essas informações, conforme o dispositivo legal, deverão ser disponibilizadas no Portal da Transparência Covid-19, no prazo máximo de 72 (setenta e duas) horas, entre o recebimento dos valores e recursos mencionados ou do efetivo empenho, liquidação e/ou pagamento da despesa. O Portal, ainda de acordo com a Lei, com link no site oficial do município, deverá ser instalado de modo a facilitar a compreensão das informações lançadas, de forma simples e didática.
  “Através do Portal da Transparência COVID-19 será possível a consulta e detalhamento de todos os gastos e repasses diretos dos municípios ao enfrentamento dessa patologia pandêmica. É uma forma de controlar os recursos recepcionados, provê-los com transparência e processá-los na forma da contabilidade pública”, finalizou.

Da Assessoria da ALPB

Ministério Público pede impugnação da candidatura de Anísio Maia

  O Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu, nessa quinta-feira (24/09), a impugnação da candidatura de Anísio Maia (PT) a prefeito de João Pessoa nas Eleições 2020. 
  O promotor eleitoral Alexandre Varandas Paiva, autor da ação, argumenta que o diretório nacional do Partido dos Trabalhadores comunicou a Justiça Eleitoral sobre a anulação da convenção municipal que anunciou Anísio como candidato. A orientação do PT nacional é de que seja dado apoio à candidatura de Ricardo Coutinho (PSB). 
  O requerimento de Alexandre Varandas Paiva foi encaminhado ao juiz eleitoral da 64ª Zona. O promotor eleitoral pediu que Anísio Maia tenha até 7 dias para apresentar defesa, se assim desejar, mas manifestou que o parecer do Ministério Público Eleitoral é pelo indeferimento do registro de candidatura do petista. 
  Anísio Maia faz parte da Coligação Unidos por João Pessoa (PT/PCdoB), cujo protocolo de registro foi realizado no dia 16 de setembro, antes das 20h. No mesmo dia, por volta das 22h30, o PT nacional enviou à Justiça Eleitoral um documento que invalidava a formação da chapa encabeçada por Anísio Maia, que tem como vice Percival Henriques (PCdoB). 
  O PT indicou Antônio Barbosa como candidato a vice na chapa de Ricardo Coutinho. Por enquanto, o Partido dos Trabalhadores segue aparecendo em duas coligações.
 
Da Redação

Campanhas eleitorais começam neste domingo em todo o Brasil


    As campanhas dos candidatos às eleições municipais se iniciam neste domingo (27/09) em todo o Brasil e se estenderão, para algumas modalidades, até a véspera do pleito, que ocorrerá, em primeiro turno, em 15 de novembro. Os candidatos a prefeito e vereador estarão autorizados a pedir votos e divulgar propostas nas ruas, na internet e na imprensa escrita. A propaganda gratuita em rádio e televisão só terá início em 9 de outubro. 
  A internet será ferramenta indispensável para as campanhas, que terão que se adaptar às recomendações de isolamento social em decorrência da pandemia de COVID-19. No ambiente virtual, a publicidade eleitoral poderá ser feita nos sites dos partidos e dos candidatos, em blogs, postagens em redes sociais e aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Telegram. 
  A Justiça Eleitoral, porém, formulou regras para a campanha online, que deverão ser observadas rigorosamente pelos partidos, candidatos e suas equipes. Estão vedados, por exemplo, os impulsionamentos de publicações feitas por terceiros, o disparo em massa de mensagens e a propaganda em sites de quaisquer empresas, organizações sociais e órgãos públicos.   
  Os candidatos também serão responsabilizados por conteúdo enganoso ou descaracterizado que forem utilizados em suas ações de campanha. 
  As propagandas estimuladas nos sites de relacionamento, permitidas quando realizadas pelos candidatos ou partidos, deverão ser sinalizadas claramente como conteúdo de divulgação. 
   Nas ruas, será permitido o posicionamento de mesas com material impresso e bandeiras móveis entre 6h e 22h, desde que não atrapalhem o trânsito de veículos e pedestres. Os carros de som só serão permitidos em carreatas, passeatas ou durantes comícios e reuniões. 
   A Justiça Eleitoral vem estimulando a população a fazer o controle social da propaganda eleitoral. Além da possibilidade de denúncias nos cartórios eleitorais e no Ministério Público Eleitoral, será lançado em 27 de setembro o aplicativo Pardal, específico para informar irregularidades de campanhas. Todas as denúncias requerem identificação do cidadão denunciante. 

Por O Estadão

Candidato a vereador é morto durante live; irmão de prefeito é o principal suspeito

    O ex-presidente da Câmara Municipal de Patrocínio e pré-candidato a vereador Cassio Remis, de 37 anos, foi morto na tarde desta quinta-feira (24/09) em frente à Secretaria de Obras da cidade. O suspeito de cometer o assassinato é o secretário Jorge Marra, de 60 anos, irmão do atual prefeito e candidato à reeleição, Deiró Marra (DEM). 
  Segundo o Tenente Coronel Salomão Queirós, da Polícia Militar de Patrocínio, antes do assassinato, o pré-candidato pelo PSDB estava fazendo uma transmissão em suas redes sociais na Avenida João Alves do Nascimento, quando foi interrompido pelo secretário que tomou seu aparelho celular. Em seguida, o suspeito saiu do local e foi para a secretaria.
 Em outro vídeo que está circulando pela internet é possível ver que Marra quase atropelou a vítima quando ele tentou reaver o telefone. Em seguida, segundo a polícia, Remis atrás do secretário para tentar novamente pegar o telefone. De acordo com a polícia, os dois locais ficam a uma distância de aproximadamente dois quilômetros. 
  Em frente à secretaria, eles tornaram a brigar e o autor sacou a arma e disparou na cabeça de Remis, que morreu no local. Houve uma concentração de populares e familiares até a chegada da polícia, que isolou o espaço. O corpo foi periciado e levado para o Instituto Médico Legal de Patrocínio. 
 O suspeito de autoria do crime fugiu em uma caminhonete branca e a polícia segue em rastreamento pela região.   
   A denúncia 
  A vítima denunciava um suposto uso irregular de funcionários da prefeitura na construção de uma calçada na cidade do Triângulo Mineiro. Segundo a PM, a Avenida passa por uma revitalização. No final da transmissão ele diz: "Agora eu pergunto para vocês moradores dessa avenida, quantos de vocês tiveram a condição de ter esse asfaltamento aqui. Ninguém. Aqui, agora chegando o secretário para me agredir." Em seguida, o vídeo foi cortado.

Por O Tempo

quinta-feira, setembro 24, 2020

Homem morre após ser atingido por pedra de duas toneladas na PB

Foto: Amy Nascimento/TV Paraíba/Reprodução

  
  Um homem de 27 anos, identificado como Marcos Antônio Alves da Costa, morreu após ser atingido por uma pedra que despencou de uma serra, na zona rural de Serra Branca, no Cariri da Paraíba, na tarde de quarta-feira (23/09). Segundo apuração, a pedra tem cerca de duas toneladas. Até a tarde desta quinta-feira (24/09), o corpo ainda vai ser retirado com uma retroescavadeira. Marcos era casado e deixa uma filha de três anos. 
  Familiares de Marcos relataram que ele tinha saído do trabalho por volta das 14h, para caçar preás com um amigo, em uma região conhecida como Sítio Cauaçu, que fica há cerca de 10 km da cidade. É uma região quase inabitada, com casas distantes. 
  No local, os dois resolveram ir por caminhos diferentes, quando o acidente aconteceu. O amigo da vítima ouviu o forte barulho da pedra, mas não o encontrou. Algumas pessoas da cidade também se reuniram para fazer buscas na região na tentativa de encontrar a vítima. O amigo chamou familiares para ajudar na busca, quando o corpo foi achado. 
  O corpo do homem foi encontrado na manhã desta quinta-feira (24/09) e continua com a pedra sobre ele, aguardando para que ela seja retirada. A Polícia Militar e a Polícia Civil estão no local.

Por G1/PB

Juiz proíbe carreatas e fogos de artifício em cinco cidades da PB


  Em várias Comarcas paraibanas os juízes eleitorais estão decidindo restringir os atos de campanha eleitoral de rua (como passeatas, carreatas e comícios) durante as eleições deste ano, com base nas recomendações das autoridades de saúde para evitar a transmissão do coronavírus.
  Nas cidades de Boa Ventura, Diamante, Nova Olinda, Pedra Branca e Curral Velho, além desses eventos, a Justiça proibiu o uso de fogos de artifício. A decisão é do juiz Antônio Eugênio Leite, da 42ª Zona Eleitoral, numa portaria publicada hoje. 
  No caso de Curral Velho, a cidade já está sob a bandeira verde do Governo do Estado. Mas lá as coligações concordaram em não realizar os eventos durante a campanha. As demais cidades têm bandeira amarela. No documento o juiz ainda recomenda que candidatos evitem visitar casas de eleitores que estiverem em grupos de risco da covid-19. 
  “As visitas dos candidatos, o chamado corpo a corpo, será permitido com um número reduzido de participantes, respeitando-se a anuência do proprietário/morador de cada residência, devendo o candidato evitar ingressar em residências quando habitadas por pessoas com comorbidades ou insertas em grupo de risco que venham a comprometer sua saúde”, ressaltou.


Por João Paulo/Jornal da Paraíba

quarta-feira, setembro 23, 2020

Novo decreto da prefeitura de Pirpirituba estabelece retomada de atividades esportivas


  Com o novo decreto, publicado pela prefeitura de Pirpirituba, na tarde desta quarta-feira (23/09), dentro da etapa do plano de flexibilização, estabelece a retomada de atividades como academia da saúde, esportes, artes marciais e dança.
  Segundo o decreto, as atividades na Academia Municipal de Saúde e esportiva de futsal no Ginásio “O Telsão” só serão permitidas, obedecendo ao limite máximo de 15 pessoas por atividades e intervalos de 30 minutos, a partir do dia 01 de outubro, como determina à Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude.
  Enquanto, conforme o decreto, a retomada de atividades esportivas em locais não pertencentes ao órgão público municipal, portanto fica de responsabilidade dos protocolos de segurança de entidades e proprietários que administram e gerenciam tais equipamentos, para evitar a disseminação da covid-19. 
  No decreto também está liberado o funcionamento do brinquedo recreativo infantil “cama elástica”, com limite máximo de duas crianças por vez e horário permitido até as 22h. Já as áreas de lazer permanecem fechadas. 
  Nas repartições municipais os atendimentos ao público são retomados em apenas um período, das 8h às 12h, enquanto o outro será restrito aos trabalhos internos.

Enem: estudantes têm até 1º de outubro para inserir foto no cadastro


   Até 23h59 (horário de Brasília) do dia 1º de outubro inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 devem inserir ou alterar a foto na Página do Participante. O cadastramento é obrigatório e a foto deve atender a algumas regras, como ser atual, nítida, individual, colorida e com fundo branco. 
  Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), não serão aceitas imagens de pessoas com óculos escuros ou artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares). A fotografia também deve mostrar o rosto inteiro do participante, com uma boa iluminação e foco, além de estar nos formatos de arquivo JPEG e PNG (tamanho máximo de 2 MB). Imagens em PDF não serão permitidas. O Inep e o Ministério da Educação (MEC) não realizam validação da foto. 
  Provas 
  Por causa da pandemia do novo coronavírus as provas da edição 2020 do exame foram adiadas para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa); e 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital). Além de uma redação e 45 questões os candidatos terão que responder questões sobre quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. 
 Dúvidas 
 As informações a respeito do Enem 2020 podem ser acompanhadas nos portais do Inep e do MEC, assim como nas redes sociais oficiais dos dois órgãos do governo federal. Dúvidas podem ser sanadas pelo Fale Conosco do instituto, por meio do autoatendimento online ou do 0800 616161, a central aceita apenas chamadas feitas de telefone fixo.

Por Agencia Brasil

Câmara aprova ampliação de validade de CNH; falta sanção presidencial


  A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (22/09) o relatório do deputado Juscelino Filho (DEM-MA) ao Projeto de Lei 3267/19, do Poder Executivo, que altera o Código de Trânsito Brasileiro. A proposta foi aprovada com alterações no plenário e o texto segue para sanção presidencial. 
  Mantida a integralidade do texto aprovado pelo Congresso, todas as mudanças feitas pelo projeto valerão depois de 180 dias da publicação da futura lei. Entre as principais medidas, a proposta aumenta a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para dez anos e vincula a suspensão do direito de dirigir por pontos à gravidade da infração. 
  De acordo com o texto, a CNH terá validade de dez anos para condutores com até 50 anos de idade. O prazo atual, de cinco anos, continua para aqueles com idade igual ou superior a 50 anos. 
  Já a renovação a cada três anos, atualmente exigida para aqueles com 65 anos ou mais, passa a valer apenas para os motoristas com 70 anos de idade ou mais. Profissionais que exercem atividade remunerada em veículo (motoristas de ônibus ou caminhão, taxistas ou condutores por aplicativo, por exemplo) seguem a regra geral. 
  Emendas do Senado 
  Os parlamentares aprovaram 8 das 12 emendas do Senado ao texto do relator, como a que proíbe converter pena de reclusão por penas alternativas no caso de morte ou lesão corporal provocada por motorista bêbado ou sob efeito de drogas.
  Aprovado em junho pela Casa depois de um ano de discussões, o projeto teve pontos modificados no Senado e, por isso, precisou de nova avaliação dos deputados federais. 
  Pelo texto aprovado, a carteira de motorista passa a ter validade de 10 anos, mas somente para os condutores com até 50 anos. A regra geral era de 5 anos.
  Também ficou definido que para perder o documento a pontuação pode variar de 20 pontos (como é hoje) a 40, se a maior parte das infrações for leve ou média. 
  O uso obrigatório das cadeirinhas infantis também foi aprovado nas duas Casas, mas no Senado ganhou mais detalhes, exigindo-se adequações ao peso e à altura das crianças com até 10 anos de idade. 
  Outro é a possibilidade de prisão para motoristas embriagados que provoquem acidentes graves. O texto aprovado em junho na Câmara previa penas alternativas à perda da liberdade.

Por R7

Três pessoas são presas suspeitas de tráficos de drogas na Paraíba


  Três homens foram presos, na manhã dessa terça-feira (22/09), acusados de tráficos de drogas, na cidade de São José dos Ramos. Ação policial contou com o trabalho de investigação da 9ª DSPC (Delegacia Seccional de Polícia Civil), com sede em Itabaiana. 
  O trio, segundo noticia, também aterrorizava e ameaçava os moradores de São José dos Ramos. Testemunhas revelaram à polícia que eles traficavam drogas e andavam com armas em via pública chegando, inclusive, a fazer disparos para intimidar os moradores do município, que fica próxima à Itabaiana.
  “Os presos foram ouvidos pela Polícia Civil e recolhidos à carceragem da Delegacia Itabaiana, de onde serão levados para audiência de custódia e, depois, ficará à disposição da Justiça”, informou o delegado seccional de Itabaiana, Aneilton Castro.

Homem morre após receber descarga elétrica em estabelecimento comercial


  Um homem morreu nesta terça-feira (22/09), ao sofrer uma descarga elétrica dentro do seu estabelecimento comercial, em Bayeux, na Grande João Pessoa. A vítima foi encontrada por um amigo que chegou ao local no momento da fatalidade. 
  De acordo com a testemunha, o homem estava desacordado com o choque e ao tocar nele também levou um descarga e percebeu que ele estava agarrado em um fio. 
 O amigo desligou o fio da tomada e acionou o Samu, porém ao chegar no estabelecimento, a vítima já havia sido encaminhada para a UPA de Bayeux, mas não resistiu a descarga.

terça-feira, setembro 22, 2020

Diretor de Cultura deixa governo municipal e adere a oposição de Sertãozinho

 
  Benjamim Carlos, que até então era diretor de Cultura na administração do prefeito Antônio de Elói (Cidadania), anunciou a saída do grupo situacionista e aderiu à oposição de Sertãozinho, cujo pré-candidato a prefeito Jaciel Vieira, liderada pela ex-prefeita Márcia Mousinho.
    Com a decisão da saída de Benjamim da gestão de Antônio de Elói, os candidatos oposicionistas de Sertãozinho, os pré-candidato a prefeito Jaciel Vieira e a vice Sandrinho do Posto, juntamente com a ex-prefeita Márcia Mousinho, foram de encontro a ele, e após conversarem resultou na adesão ao grupo.
  O ex-aliado do grupo de Antônio de Elói chegou a enviar um áudio para a coordenação de campanha, onde relatava a sua insatisfação com a política de ideias do grupo. No desabafo, ele anuncia também a sua saída da equipe de coordenação e da gestão.
  Para Benjamim, o ponto ápice de sua decisão de não fazer mais parte da gestação municipal foi quando o Secretário de Finanças quis interferir nos critérios da Lei Aldir Blanc para beneficiar os artistas da terra. 
  O ex-diretor de Cultura disse que já vinha relutando contra certas repressões internas, pois tentavam a todo custo partidarizar as ações da diretoria de Cultura, em todos os eventos culturais da cidade.

segunda-feira, setembro 21, 2020

Campanha de vacinação contra raiva animal começa no estado


  A Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou a Campanha de Vacinação contra Raiva Animal 2020, nesta segunda-feira (21/09), em toda a Paraíba. A iniciativa é viabilizada por meio da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde, que concentra as ações entre os dias 21 de setembro a 23 de outubro, desta vez sem um “Dia D”, por conta da pandemia da Covid-19.
 A meta deste ano é vacinar 657.141 animais, sendo 492.856 cães e 164.285 gatos. 
  De acordo com o chefe do Núcleo de Zoonoses da SES, Francisco de Assis Azevedo, oficialmente a Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal começa nesta segunda-feira em todos os municípios, porém vários deles já iniciaram a partir das zonas rurais e áreas de difícil acesso. 
  Por conta do período de pandemia, a SES recomenda atenção para algumas medidas durante o período da campanha, com o objetivo de reduzir o risco de transmissão da Covid-19. Entre as medidas estão: se possível, que não seja realizado o “Dia D”, para evitar aglomerações; usar estratégias de vacinação casa a casa, evitando entrar nos domicílios e adotar o sistema de postos volantes, por localidade. 
  Já nos postos fixos, a equipe – composta de um organizador, dois vacinadores e um compilador de dados e entregador de cartão de vacina – deve ser orientada a evitar contato físico com os tutores dos animais, manter uma fila para cães e outra para gatos, sinalizar distanciamento entre os tutores, além de obedecer aos cuidados do uso de máscara e álcool em gel. O animal deve estar sempre acompanhado de pessoa maior de idade e devidamente contido (com coleira e guia). 
  Ainda de acordo com o chefe do Núcleo de Zoonoses da SES, todas as orientações foram enviadas aos municípios para a condução da campanha de forma segura. “A estratégia a ser adotada ficará a critério do município, uma vez que todos já estão de posse das devidas informações, abastecidos de seringas e dosagens, bem como das instruções para a vacinação”, finaliza. 
   Os principais transmissores são os animais silvestres, como morcegos, gambás e macacos, que contaminam cachorros, gatos e humanos. O agravo possui um alto índice de mortalidade em mamíferos (quase 100%), mas pode ser prevenível através da vacina que não tem contraindicações e deve ser deve ser aplicada anualmente partir dos três meses de vida do animal. Em caso de dúvidas, a população deve procurar a secretaria de saúde do município.

Tribunal Superior do Trabalho determina fim da greve dos Correios


  O Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu determinar o fim da greve dos funcionários dos Correios e o retorno ao trabalho a partir desta terça (22/09). O tribunal julgou nesta tarde o dissídio de greve dos trabalhadores da estatal, que estão parados desde 17 de agosto, diante das discussões do novo acordo coletivo.
  Por maioria de votos, os ministros da Seção de Dissídios Coletivos consideraram que a greve não foi abusiva. No entanto, haverá desconto de metade dos dias parados e o restante deverá ser compensado. Além disso, somente 20 cláusulas que estavam previstas no acordo anterior deverão prevalecer. O reajuste de 2,6% previsto em uma das cláusulas foi mantido.
  Segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (Fentect), a greve foi deflagrada em protesto contra a proposta de privatização da estatal e pela manutenção de benefícios trabalhistas. Segundo a entidade, foram retiradas 70 cláusulas de direitos em relação ao acordo anterior, como questões envolvendo adicional de risco, licença-maternidade, indenização por morte, auxílio-creche, entre outros benefícios.
  Durante a audiência, os advogados dos sindicatos afirmaram que a empresa não está passando por dificuldades financeiras e que a estatal atua para retirar direitos conquistados pela categoria, inclusive os sociais, que não têm impacto financeiro. 
  Os representantes dos Correios no julgamento afirmaram que a manutenção das cláusulas do acordo anterior podem ter impacto negativo de R$ 294 milhões nas contas da empresa. Dessa forma, a estatal não tem como suportar essas despesas porque teve seu caixa afetado pela pandemia. 
  A empresa também sustentou que não pode cumprir cláusulas de acordos que expiraram, sob forma de “conquista histórica” da categoria.

Por Agência Brasil

Jovem de 23 anos é preso, em Pirpirituba, suspeito de abusar da enteada

 

    Um jovem de 23 anos foi preso preventivamente, na manhã desta segunda-feira (21/09),  suspeito de estuprar a própria enteada de três anos, 
em Pirpirituba, Agreste paraibano. O crime, segundo a Policia Civil, ocorreu em junho deste ano. 
  O delegado Fábio Facciolo contou que a criança reclamou para avó, durante o banho, de dores e inchaço nas partes intimas. “Ao ser questionada sobre o motivo dessas dores, a criança relatou que teria sido tocada pelo padrasto”, informou o delegado. O abuso foi comprovado após uma perícia médica.
  Diante das provas, Fabio Facciolo então pediu a prisão preventiva dele e foi deferida pela Justiça. 
  Com a prisão, ele foi encaminhado para o Presídio de Guarabira, onde está à disposição da justiça.

Menino de 4 anos morto em CG após agressões teve fígado rompido, diz perícia

   O menino de 4 anos morto no último sábado (19/09) após agressões, em Campina Grande, sofreu um choque hipovolêmico e teve o fígado rompido, conforme constatou perícia realizada pelo Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (Numol). A informação foi divulgada nesta segunda-feira (21/09), em coletiva de imprensa com o Numol e a Polícia Civil. A única suspeita do crime é a madrasta do menino.
   De acordo com o chefe do Numol, Márcio Leandro, a criança sofreu um choque hipovolêmico devido às agressões, causando um intenso sangramento, a ruptura dos vasos abdominais e o rompimento do fígado. 
  O menino estava sob responsabilidade da madrasta, única suspeita do crime, há um mês, de acordo com a polícia. A perícia identificou que a criança sofria agressões também há cerca de um mês. O laudo descartou violência sexual.
 "As evidências que existiam (mostram) que ela já maltratava essa criança há algum tempo", disse a delegada Nercília Dantas durante a coletiva. 
  Segundo a delegada responsável pelo caso, o pai do menino é presidiário e a mãe mora em Pernambuco. Segundo as investigações, do presídio, o pai ordenava que a criança ficasse com a madrasta, em Campina Grande. 
 Para a polícia, a suspeita disse que não agrediu o menino. Justificou que o inchaço nos olhos da criança teria sido causado por uma abelha e disse que levou a criança, já morta, ao Hospital de Trauma no sábado (19/09) por conta de uma queda. Segundo a delegada, a mulher disse que só teria dado uma "chinelada" na criança e que o menino era "trabalhoso". 
  Já a perícia confirmou as agressões, e a Justiça determinou a prisão preventiva da suspeita. Ela está na carceragem da Central de Polícia mas deve ser transferida para a penitenciária feminina de Campina Grande ainda nesta segunda-feira (21/09).

Por G1/PB

Mulher esfaqueia marido durante discussão em João Pessoa


  Uma mulher esfaqueou o marido na noite deste domingo (20/09), durante uma discussão, no bairro do Róger, em João Pessoa. A vítima informou que ao chegar em casa do trabalho encontrou a mulher bebendo, quando começou uma discussão.
  Ainda de acordo com o relato, eles começaram a se agredir quando a mulher pegou uma faca e o esfaqueou por duas vezes nas costas. Logo após cometer o crime, a mulher fugiu. 
  A Polícia foi acionada após uma denúncia de que a mulher estava sendo agredida, ao chegar no local encontrou o homem ferido. Ele foi socorrido pelos policiais para o Hospital de Trauma de João Pessoa. O estado de saúde não foi informado. 
  A mulher segue foragida.

Estado faz mutirão para emissão gratuita de documentos em JP


  O Governo do Estado começa nesta segunda-feira (21/09), no Espaço Cultural, em João Pessoa, um mutirão para emissão gratuita de documentos. A ação do Programa Cidadão tem como objetivo atender a população em situação de vulnerabilidade social, e será realizada de segunda a sexta-feira, no período de 21 de setembro a 2 de outubro, das 8h às 13h. A previsão é de 150 atendimentos diários. 
  As fichas começam a ser distribuídas a partir das 8h, na entrada de acesso pelo estacionamento do Espaço Cultural, próximo ao local de atendimento, que será onde funcionava uma agência bancária. Os serviços ofertados à população nesse mutirão serão: emissão de RG (1º e 2º vias); emissão de CPF (1º e 2º vias); Carteira de Trabalho Digital; foto 3×4 (para os documentos); 
  Para efetivar a emissão desses documentos é necessário apresentar a Certidão de Nascimento ou a de Casamento originais. Só serão aceitas cópias, se autenticadas em cartório. 
  Segundo o governo, todos os protocolos de segurança contra a disseminação do novo coronavírus serão seguidos, portanto a população deve comparecer ao local usando máscara. “As filas serão organizadas respeitando o distanciamento recomendado, e na entrada será realizada aferição de temperatura e disponibilizado álcool em gel”, informou.

Homem é preso suspeito de abusar sexualmente de três crianças em Sertãozinho


  Um homem de 42 anos suspeito de pedofilia foi preso no domingo (20/09) em Jacaraú, no Litoral Norte na Paraíba. De acordo com a Polícia Civil, três crianças haviam sido abusadas pelo homem em Sertãozinho, mas o suspeito foi preso em Jacaraú, onde estava escondido. 
 Segundo informações do delegado seccional da 8ª Delegacia Seccional da Polícia Civil, Felipe Castellar, o crime começou a ser investigado em agosto. 
  “O suspeito, aproveitando-se da inocência e ingenuidade de três meninos de 9 a 11 anos, atraiu os mesmos para sua residência oferecendo dinheiro e lanches e convidando para jogarem em seu celular. A partir daí ele acariciava as partes íntimas deles, praticando atos libidinosos com as crianças”, detalhou o delegado. 
  De acordo com a polícia, "o suspeito confessou em parte os crimes, afirmando que apenas brincava com as crianças”, disse. O homem foi autuado pela Polícia Civil e encaminhado para o presídio regional de Guarabira, onde encontra-se à disposição da Justiça.

Por G1/PB

domingo, setembro 20, 2020

Presidente de associação anuncia adesão à reeleição do Prefeito Didiu

 
   Mais uma adesão foi anunciada, na tarde deste domingo (20/09), ao projeto político de reeleição do prefeito Denílson Freitas “Didiu”. Trata-se de Fernando Nascimento Silva, Presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Boa Esperança.
  O Prefeito Didiu esteve na Comunidade da Pedra do Urubu, como é mais conhecida, na residância de Fernando, a convite dos irmãos ex-vereador Luís Flávio e o vereado Carlinhos Simões, que vai à reeleição e os quais articularam adesão do presidente da associação, onde foi recebido por uma grande aglomeração de gente. 
  Na oportunidade, o prefeito Didiu, além de receber a adesão, ouviu as necessidades de cada um residentes naquela área. 
  Os irmãos Luís Flávio e Carlinhos Simões disseram que a partir do momento que anunciaram adesão ao projeto político de reeleição do prefeito Didiu, eles vieram para somar e contribuir com o grupo. "Pois estamos sempre conversando com os amigos e tendo um feedback positivo, podemos perceber com as adesões anunciadas recentes ao bloco politico do prefeito".

sábado, setembro 19, 2020

Menino de 4 anos é morto e laudo médico registra marca de agressões



 Os pais de um menino de 4 anos que morreu na manhã deste sábado (19/09) são procurados pela polícia. De acordo com o Hospital de Trauma de Campina Grande, a criança foi levada pela madrasta mas já chegou sem vida. A delegada Nercília Dantas, da delegacia de Homicídios de Campina Grande investiga se houve agressão por parte de familiares. 
  Segundo informações preliminares, a madrasta disse a polícia que a criança teria caído em casa, no bairro do Serrotão, mas exames registrados no laudo médico identificaram agressões no corpo da criança. O Hospital acionou a Polícia Militar até o local. 
  Ao chegar no local, os policiais levaram a madrasta da criança até a Central de Polícia. Segundo o delegado seccional André Rabelo, a suspeita de maus-tratos está sendo investigada.

Por Redação