quarta-feira, outubro 31, 2012

Mazu se lança candidato à Casa 'Antônio Leopoldo Batista'

Mazu Monteiro
     O vereado eleito com 250 votos nas últimas eleições do município de Pirpirituba (PB), Juan Mazurkiewicz Monteiro (PSL), mais conhecido como Mazu Monteiro, se lançou candidato à Presidência da Câmara Municipal ‘Casa Antônio Leopoldo Batista’. O anúncio foi postado no final da manhã desta quarta-feira (31) na sua página do facebook. Muzu disse que se sente preparado para ser presidente da casa.  
       “Meus amigos e amigas de Pirpirituba, venho aqui no face lançar a minha candidatura à Presidente da Câmara Municipal. Me sinto preparado para ser presidente, sou formado em ciências contábeis e tenho larga experiência na vida pública, e por isso estou lançando a minha candidatura”, postou ele no facebook.
    Antes de anunciar a sua candidatura, o vereador contou que conversou com os quatro vereadores da oposição e colocou para eles a sua intensão de concorrer a presidência da câmara e sentiu uma boa aceitação deles em lhe apoiar. ‘Sou candidato à presidência e essa decisão é irreversível’, ressaltou ele. 
      Mazu disse que não quer conversa com a situação de Pirpirituba. Caso ela venha lhe procurar para um entendimento em ele deixar  a sua candidatura para apoiá-la, não há nenhuma possibilidade. ‘Não me vendo de forma alguma. Outros podem até se venderem, com todo respeito aos meus colegas, mas eu jamais. Vou ser um vereador de oposição contra este governo que estar ai’, concluiu. 
    O vereador lembrou que  a festa em comemoração a sua vitória, nas últimas eleições, estar programada para acontecer no dia 19 de janeiro do próximo ano. Nesta data, ele estará aniversariando. O evento será realizado  no CEDIC, próximo à casa paroquial da cidade.

Sete pessoas são presas acusadas de homicídio e tráfico de drogas

         Operação denominada ‘Halloween’  deflagrada pelas Polícias Civil e Militar nas primeiras horas de hoje (31), no município de Mari, Zona da Mata paraibana, cujo intuito foi cumprir alguns mandatos de prisões expedido pela Comarca da cidade contra pessoas envolvidas em homicídio, tráficos de drogas e de armas na região.
     Essa ação, que contou com cerca de 40 policiais, segundo o delegado responsável Rinaldo Nóbrega, foi um trabalho de quatro meses de muita investigação. Durante este período, foi realizado um mapeamento daqueles locais considerados de grande atuação dos traficantes, numerando em dez pontos da região. Com isso facilitou e muito para que fosse realizadas as prisões.
       Entre os presos estavam cinco homens e duas mulheres, além da apreensão de três menores com idade de 17 anos. São eles: Alessandro Carlos Conceição da Silva, de 20 anos, Romário Da Silva Santos, de 18 anos, Waldemir Bernardino, de 25 anos, Reginaldo Augusto dos Santos, de 40 anos, Daniella Franca da Silva, de 20 anos, Neusa Francisco da Silva, de 30 anos, e um outra pessoa não identificada. 
      Com eles, a polícia conseguiu pender alguns  revólveres calibre 38, uma pistola 380, munições, 200 gramas de maconha, 400 pedras de crack, além uma quantia em dinheiro. Uma outra pessoa identificada como Magno, conforme o delegado,  apontado como chefe da quadrilha, está sendo procurado. 
    Após as prisões, os homens foram conduzidos ao Presídio Regional de Sapé, enquanto as mulheres levadas ao Presídio Feminino de João Pessoa. Já os menores, forma encaminhados ao CEA.

Uma briga banal acaba em morte no Distrito de Pipiri em Guarabira

       Um homem morreu com dois golpes de faca peixeira após discutir com outro por causa de conta de bar. O fato aconteceu na noite desta terça-feira (30), por volta das 21h, no Distrito de Pipiri, município de Guarabira, no Agreste paraibano. Fabiano Rodrigues Antônio, mais conhecido como ‘Fabinho Gari’, sofreu duas perfurações que atingiram uma nas costas e outra no peito. 
         De acordo com populares, o acusado identificado apenas como ‘Preto’ e vítima, que residia na Rua José Calos da Silva, bairro do nordeste II, em Guarabira, bebiam desde cedo numa localidade conhecida como Escrivão. Ambos estavam tranquilos. Depois dali, partiram para o Bar do Carioca, no Distrito de Piripi, onde aconteceu a discussão e terminou em morte. 
        Preto não gostou da atitude de Fabinho Gari, que já estava completamente bêbado, em derramar cerveja. Então, irritado com aquilo, o acusado o ameaçou de morte se ele não viesse a pagar a conta. Porém, Fabinho não levou a serio a ameaça dele e no final da farra ele não quis pagar a conta. Com raiva, Preto puxou a faca da cintura e golpeou a vítima que morreu ali mesma.

terça-feira, outubro 30, 2012

Provas do Enem estão na PB e sob a vigilância do Exército Brasileiro

        As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão aplicadas no sábado (3) e domingo (4). Na Paraíba, 141.519 candidatos se inscreveram para o exame que acontece às 13h horário de Brasília. As provas já estão no estado e sob a vigilância do Exército Brasileiro.
      A Paraíba tem o quinto maior número de inscritos do Nordeste, segundo dados do Ministério da Educação. As mulheres serão maioria dos participantes do Enem e corresponderão a 59% do total de inscritos do Brasil. Serão 3.416.435 concorrentes contra 2.374.855 homens (41%).
       No sábado serão aplicadas as provas de ciências humanas e ciências da natureza, e no domingo, matemática, linguagens e redação. Vinte e seis caixas contendo os exemplares dos testes chegaram à Paraíba na sexta-feira (26) e se encontram guardadas em uma sala do 15º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz), instalado no bairro Cruz das Armas.
        O local é gradeado, fechado com cadeados e ainda está sendo monitorado por circuito interno de câmeras, que funciona durante as 24 horas diárias. As imagens são gravadas e armazenadas em um banco de dados. Só existem duas cópias das chaves que dão acesso ao local e apenas as equipes do Ministério da Educação e do comando da unidade militar podem entrar na sala.
        Segundo o comandante do 15º BIMtz, coronel Reinaldo Salgado, os exames vieram de Pernambuco e foram escoltados por um comboio da Polícia Rodoviária Federal até chegarem a João Pessoa. Do batalhão, só sairão no dia que antecede o início do Enem e seguirão direto para os locais de prova.
        A iniciativa de entregar ao Exército a responsabilidade de guardar os exemplares do Enem foi adotada pelo Governo Federal desde o ano passado, com o objetivo de evitar o vazamento das questões, como ocorreu em anos anteriores. Além da Paraíba, outros que aplicarão o teste já receberam as provas desde a semana passada. O material também está sendo guardado nas unidades militares.
        Os exames estão sendo enviados pelo Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação, responsável pela realização dos testes. Segundo a entidade, a distribuição dos cadernos de questões começou no dia 26 deste mês. Cerca de 11,5 milhões de exemplares da prova percorreram 9.728 rotas para chegar a 1.612 municípios diferentes, em que serão aplicados os testes.
         O material foi dividido em 45 mil malotes. Quase 450 mil fiscais do Enem e 72 unidades do Exército Brasileiro foram mobilizados para atuar nos trabalhos. Além deles, equipes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária e Polícia Militar também auxiliaram nas atividades.  Ao todo, 5.791.290 pessoas participarão do exame, no país.

Com G1/PB/Foto: Francisco França

segunda-feira, outubro 29, 2012

Assassinos de jovem são presos na tarde desta segunda em Belém


      Na tarde desta segunda-feira (29), três pessoas foram presas e um menor apreendido na cidade de Belém, Brejo paraibano, acusados pelo assassino do jovem Jonnas Soares de Oliveira, de 19 anos. Fato este transcorrido no último sábado (27) à noite, na própria cidade. A prisão do grupo se deu através do trabalho conjunto do Setor de Inteligência da PM, do 4º BPM, do Pelotão daquele município, além do Grupo Tático Especial (GTE) e da Polícia Civil.  
       Na ação, houve a participação de Cláudio Fernandes de Lima, 22 anos, Josenilson Lopes da Silva ‘Góia’, de 26 anos, Josinaldo Luiz da Silva ‘Juca’, de 24 anos, e do menor conhecido Neguinho, de 17 anos. Ambos residem em Belém. Além desse, o menor também é acusado de matar um homem em João Pessoa (PB) e na participação de três tentativas de homicídios contra um vigia noturno conhecido como Ediles, outro identificado como Algaroba  e um terceiro como  ‘Os Priquitinhos’ (RN).
    Conforme a polícia, o autor dos disparos que vitimou Jonnas foi dado por Neguinho. Juca foi quem deu cobertura na fuga, enquanto Goia escondeu a arma calibre 32, a qual matou o jovem. Claudio Fernandes indiretamente também participou no crime. Ele e foi preso de posse de uma arma.  
      Com o grupo, a polícia apreendeu uma moto Honda Biz, dois revólveres calibres 38 e 32, além de várias munições. 

Festa da vitória de Beto Brasil termina em tiroteio em Solânea

       Durante a comemoração de vitória do prefeito eleito de Solânea, Beto Brasil (PPS), na noite deste domingo (28), no Brejo paraibano, um homem não identificado enfurecido sacou uma arma e disparou contra a multidão, que participa de show, diversos tiros. Três pessoas foram atingidas, uma dela se encontra em estado grave. O evento aconteceu na Praça Central da cidade.
    O tumulto foi grande. O desespero tomou conta da multidão. Na correria, muita gente foi pisoteada. O acusado desapareceu durante o pânico e desde então ninguém o viu mais. A polícia não tem ideia de quem seja  e o motivo daquela ação.    
     Conforme a Companhia da PM de Solânea, as vítimas atingidas foram Jaílson Maciel dos Santos, José Antônio Celestino e Daniele de Souza. Ambos foram conduzidos ao Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande. Desses, apenas Maciel está em estado grave na unidade hospitalar. O projétil da bala atingiu o peito do rapaz.

domingo, outubro 28, 2012

Após a vitótia, Luciano Cartaxo dá entrevista e agradece pela aliança

Em entrevista coletiva, Cartaxo prometeu dar
sequência as ações do atual prefeito de João Pessoa
       Eleito prefeito de João Pessoa com 246.581 votos (68,13%) – maior percentual entre todos os prefeitáveis das capitais do país, o petista Luciano Cartaxo atribuiu a vitória a força da aliança mantida com o atual prefeito Luciano Agra (sem partido) e com os partidos PPS, PP, PRB, e parte do PSC. Em entrevista coletiva concedida logo após a vitória, neste domingo (28), ele prometeu dar sequência as ações que já vem dando certo na Capital, garantiu  ampliar e implantar novos programas para projetar a cidade para o futuro, e disse que vai promover a transição de governo mais tranquila da história do município.
        “Fizemos a política de aliança correta em João Pessoa, com o apoio do prefeito Luciano Agra, do vice-prefeito eleito Nonato Bandeira, da nossa militância, e dos partidos aliados, sem falar no apoio da nossa presidenta Dilma [Rousseff] e do ex-presidente Lula, que foram decisivos para esta vitória”, disse Luciano Cartaxo.
      Ele atribuiu a vitória ainda à persistência pessoal e garantiu que apesar da resistência inicial em relação à candidatura própria do partido, o PT sai unido do processo eleitoral. “A persistência e perseverança sempre foram marcas da minha trajetória política. Especificamente sobre esse processo, atribuo o momento quando mais de três mil filiados decidiram pela candidatura própria como crucial para a nossa vitória. A duras penas conseguimos construir essa campanha e na reta final unificamos o partido, que sai mais forte do que nunca”, frisou Cartaxo.

Com Wscom/Foto: Ângelo Medeiros

Um morre e outro fica ferido em acidente na PB-386 neste domingo


       Um acidente na tarde deste domingo (28) matou duas pessoas e deixou uma levemente ferida na PB-386, na cidade de Diamante (distante 448 quilômetros de João Pessoa), no Sertão da Paraíba. De acordo com a Polícia Militar, as duas vitimas, naturais de Ibiara-PB, sobraram na curva do açude Queiroz após saírem em alta velocidade da cidade de Diamante.
        Os jovens que estavam em uma moto colidiram de frente com uma caminhonete L200 conduzida por um bancário natural do município de Conceição. Ainda segundo a polícia, os jovens tiveram morte imediata. Um deles ficou com várias fraturas expostas e o outro foi arremessado para cima do veículo.
      O condutor da caminhonete não foi encontrado no local do acidente, que foi isolado. Testemunhas informaram que ele sofreu ferimentos leves e foi socorrido para o hospital. Os corpos aguardam a perícia da Polícia Civil para serem levados ao IML e, em seguida, serem entregues as famílias.

Com PortalCorreio

São recapturados quatro dos cinco fugitivos do presídio de Guarabira

       Quatro dos cinco fugitivos do presídio de Guarabira, Brejo da Paraíba, já foram recapturados. De acordo com a Secretaria de Comunicação do estado (Secom-PB), dois fugitivos foram recapturados em Pirpirituba, também no  Brejo paraibano, e dois em Cuitegi, no Agreste, todos no sábado (27).
        Ainda na tarde do sábado, o gerente executivo do Sistema Penitenciário da Paraíba (Seap), tenente-coronel Arnaldo Sobrinho, visitou  o presídio de Guarabira. De acordo com ele, em um primeiro momento, não ocorrerá transferência de presos. As primeiras medidas tomadas foram a reconstrução do que foi destruído pelos presos e envio de reforço tanto de policiais quanto de agentes penitenciários para o presídio.
      Arnaldo Sobrinho, no entanto, afirmou que não é possível concluir que a fuga dos presos ocorreu por causa de falhas na estrutura de segurança do presídio, como afirmou o diretor executivo da unidade prisional, Marcelo Belota. “Vamos abrir uma sindicância para apurar melhor o que causou essa fuga. Não se pode afirmar que a questão de segurança contribuiu para que os presos fugissem”, explicou o gerente executivo do Sistema Penitenciária da Paraíba.
       Ele também fez o balanço parcial da situação que encontrou no presídio. “Ainda estamos recompondo os danos. Pelo menos quatro celas foram danificadas nas trancaduras”. Outro problema enfrentado no presídio é a falta de água. “Não é uma situação específica do presídio, todo o Brejo está passando, segundo me informaram, por essa situação. Quanto a isso, estamos em parceria com o Corpo de Bombeiros para suprir a situação”, finalizou.

Com G1/PB

Dois sertanejos disputam a prefeitura da maior cidade da PB


      O segundo turno da eleição municipal na capital da Paraiba será disputado por Luciano Cartaxo, do PT, e Cícero Lucena, do PSDB. No primeiro turno, Cartaxo teve 38,32% dos votos válidos e Lucena, 20,27%. Os votos brancos somaram 3,36 % e os nulos, 5,58 %. A abstenção ficou em 15,17 %.
       Com 742.478 habitantes, João Pessoa tem Produto Interno Bruto (PIB) de R$8,6 bilhões, o vigésimo entre as 27 capitais do país. O turismo é uma grande fonte de renda e gerador de empregos, além do comércio, que também tem grande participação na economia do município.
      O candidato que for eleito neste domingo (28) administrará um município que tem o décimo nono Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre as capitais brasileiras: 0,783. O IDH é medido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) em uma escala que vai de 0 a 1.
     O petista Luciano Cartaxo nasceu em Sousa, interior da Paraíba, tem 48 anos e é farmacêutico. Sua carreira política começou no movimento estudantil na Universidade Federal da Paraíba. Mais tarde, foi presidente do Conselho Regional de Farmácia e vereador. Na Câmara Municipal, Cartaxo ficou por 12 anos. Foi ainda deputado estadual e vice-governador. Se eleito, ele pretende dar prioridade à educação infantil e criar o Programa Municipal de Educação no Trânsito.
      O tucano Cícero Lucena nasceu em São José de Piranhas, no interior do estado, tem 55 anos e é empresário da construção civil. Lucena começou sua trajetória política em 1990, como vice-governador. Depois, foi prefeito da capital por dois mandatos consecutivos e senador. Entre suas propostas, destacam-se a retomada do Programa Municipal de Autogestão Financeira das Escolas e a implantação da Central Diagnóstica do Município para ampliar a oferta de exames por imagem.


Com Agência Brasil/Foto:PortalCorreio

'Eu sou livre para apoiar quem eu quiser', diz Irmã Socorro de Sales

   Perto de completar 50 anos de vida religiosa, precisamente em fevereiro do próximo ano, Maria do Perpétuo Socorro de Sales, conhecida como irmã Socorro, concedeu uma entrevista ao Blog neste fim de semana, no próprio prédio do Bom Samaritano, em Pirpirituba (PB), no Brejo paraibano. Ela falou de projetos que pretende ainda realizar, do trabalho social que desenvolve na comunidade, de sua vocação e de política. Uma conversa bastante descontraída que durou cerca de 30 minutos.
Irmã Socorro
  Irmã Socorro iniciou a entrevista esclarecendo à população de Pirpirituba que o programa de distribuição de alimentos, que é realizada em parceria com a Conab, no próprio prédio do Bom Samaritano, nunca  deixou de existir  como circulou na cidade. ‘Alguém nos quis prejudicar com essa informação mentirosa. Apenas houve uma pausa. As pessoas não sabem que os produtos adquiridos pela Conab e distribuídos aqui são vindos de assentamentos como Espírito Santos, Sapé, Jacaraú, Bananeiras e Salgados de São Félix. Se não houver produtividade nesses locais, não tem como haver a distribuição, porque os alimentos vêm de lá,  já que as chuvas este ano foram muita escassa, esclareceu ela.  
  Com o programa, cerca de 700 famílias vêm sendo beneficiadas, com macaxeira, batata doce, inhame, feijão, doce, bolo, mel entre outros produtos. O trabalho é realizado com a ajuda de 15 voluntários. Conforme a irmã, muitas daquelas pessoas que aqui recebem os alimentos agradecem em poder levar pra casa aquilo que às vezes não tinham condições de comprá-los. Essa ajuda é muito importante. Anos atrás, fiquei sabendo que uma pessoa ligada à prefeitura de Pirpirituba, não vou dizer quem, tentou tirar o programa de mim, mas não conseguiu porque eles sabem que nos fazemos um trabalho sério e com responsabilidade, ressaltou. 
  Durante a entrevista, a freira confidenciou que um dos seus sonhos é criar uma farmácia popular no município, onde poderia disponibilizar remédios tanto alopata como homeopata. Com isso, facilitaria aqueles sem condições  a comprar medição por um preço irrisório em relação ao vendido no mercado. Outro sonho é abrir um restaurante, mas não popular, que funcionasse de terça à sexta para alimentar aqueles que não têm o comer em suas casas. Caso Hugo tivesse sido eleito, ele ia me apoiar na realização desses sonhos. ‘Eu sou livre para apoiar quem eu quiser. Luto de acordo com os meus ideais. Achei o que seria melhor para o povo. Se não quis, então eu respeito’, disse.  
  Nessa política, segundo a irmã, teve candidatos que se utilizaram de todos os malefícios para ganhar a todo custo às eleições. Propostas de governo não tinham, mas o dinheiro influenciou na tomada de decisão daqueles que se vendem por alguns trocados. Sabendo eles, que têm força para realizarem a mudança. Se os administradores em quatro anos não fizeram nada, pra quer deixar mais quatro anos no poder. ‘No Brasil não se conquista eleitor e sim, se compra voto. Não se ganha eleição, mas sim, se compra’. O povo é tratado como objeto de compra e são sempre enganados com promessas', ressaltou.  
  Se o gestor municipal tiver compromisso com a população, ele tem como realizar muita coisa no município. A religiosa disse que ela  e a Irmã  Tereza com ajuda de algumas voluntários, apenas com a boa vontade, chegaram a construir cerca de 30 casas. Os  materiais eram todos doados. Tanto as reformas como as construções eram realizadas em mutirão. ‘A minha pretensão era construir na cidade pelo menos 400 moradias, se tivesse ajuda, para contemplar centenas de famílias que necessitam de moradia’. Para a Irmã, o investimento de R$ 350 mil do governo federal para a construção de 50 casas no município, deixou-a muita animada. Com as casas, muitas famílias iam ser beneficiadas e isso serem contempladas com moradia digna. Mas por outro lado, a realidade foi outra. Aquelas que necessitavam não foram contempladas. E outros que não precisavam foram beneficiadas. Isso me deixou triste, concluiu. 
  Historia de vida
  Nascida em Recife, no estado de Pernambuco, a freira vem de uma família pobre, mas muito religiosa. Os pais eram militar e professora. Ela é a primeira filha das mulheres do terceiro casamento. O pai dela se casou três vezes, após as mortes de suas esposas. Desses relacionamentos, teve dez filhos. Dos quais, apenas estão vivos todos do último casamento. Hoje, os pais dela são falecidos. 
  Aos 19 anos de idade, ela já tinha tomada a decisão de seguir a vida religiosa. Nesta data, Maria do Perpétuo Socorro  resolveu entrar no convento da Congregação Filhas do Amor Divino, em Natal (RN). “Eu vi a pobreza de perto e nunca esqueci e sempre quis trabalhar para ajudar aqueles mais necessitados”, afirmou. A religiosa confidenciou que um dos seus irmãos também seguiu a vida religiosa. Hoje, João Batista é monge e dirigi um mosteiro, em Alagoas.  
  Na cidade de Natal, ela se formou pedagoga e se especializou em psicologia. Lá também realizou diversos cursos, a exemplo de matemática, bíblicos, terapia entre outros. A religiosa passou quase 7 anos por lá. Depois, seguiu para Caicó (RN). Logo em seguida, passou pelas cidades de Palmeiras dos Índios (Alagoas), Patos (PB), São Gonçalo do Amarantes (RN), Arara (PB), Belém (PB) e Tacima (PB). Nelas, permaneceu entorno de 5 a 9 anos. Até chegar ao município de Pirpirituba (PB). Aqui, a irmã já está há 20 anos desenvolvendo um trabalho social com a população.
 Ela também já lecionou na faculdade de Patos (PB) a cadeira de psicologia. No Campus III, da UEPB, em Guarabira, ensinou teologia.  No município de  Batalha, em Alagoas,  a religiosa foi Secretária de Educação. No Bom Samaritano, ela  desenvolve um trabalho belíssimo com o tratamento de terapia,  a exemplo da hidroterapia, argiloterapia entre outras, onde recebe pessoas vindas do Ceará, Patos, Campina Grande e de vários lugares do interior da Paraíba. 

sábado, outubro 27, 2012

Incêndio quase provoca tragédia em residência de Pirpirituba



       Um curto-circuito na rede elétrica quase provocou uma tragédia numa família residente na  Rua  Oliveira Lucena,  no Centro  de Pirpirituba, Brejo paraibano, na madrugada desta sexta-feira (26). O incêndio iniciou logo após a chegada da energia, por volta das 2h30, quando houve o apagão em vários estados do Nordeste. O casal e o filho acordaram com o cheiro forte de fumaça dentro de casa. Eles não tiveram nada, apenas perderam alguns pertences cujo fogo queimou.
      Conforme José Gonzaga de Lira, conhecido na cidade como leiteiro, a família tinha ido dormir por volta das 12h, quando houve a falta de energia e acordou com a casa em chamas. O quarto que ele se encontrava foi o mais atingido. Queimou tudo que havia nas dependências. Impressionante que as cerâmicas não suportaram o calor das chamas e vieram a baixo.
      Um vizinho próximo da residência, que não quis se identificar, disse que a sorte foi uma criança que se encontrava doente e terminou acordando os vizinhos com o seu choro. Nesse momento, a mulher de leiteiro acordou com aquele choro. Foi quando ela percebeu um cheiro forte de fumaça e ao abrir a porta viu o fogo se alastrando pela residência. Então, ela saiu desesperada e foi até o quarto seguinte onde seu companheiro estava e o acordou.
    Uma pessoa passava no momento e viu o pânico da família que não conseguia abrir o portal de tão nervoso que estava. Então ele foi até lá e a ajudou. Neste instante, os vizinhos começaram se aproximar da residência e quando viram aquela situação começaram ajudar com balde cheiro de água para apagar as chamas que já tinham consumido algumas roupas e objetos da casa.  
     O Corpo de Bombeiros foi chegar horas depois, quando o incêndio já tinha sido controlado. As marcas negras do fogo estão por todo lado dos cômodos da casa. O forro feito de gesso não escapou e o telhado também. Um das janelas externa ficou  preta pelo fogo.
    Leiteiro disse que a casa se encontra fechada aguardando a perícia, já que ela está impossibilitada de se morar. Vai ser necessária passar por uma reforma. Ele falou que não tem previsão de voltar morar na residência.  

O fogo consumiu parte das roupas
Os objetos viraram cinzas


  

No Agreste:Oito apenados fogem do Presídio Regional de Guarabira

    Oito presos fugiram do Presídio Vicente Claudino Pontes, mais conhecido com Presídio Regional de Guarabira, no Agreste paraibano, após abrirem um buraco em uma das celas da unidade. O fato aconteceu na noite desta sexta-feira (26).
    Com a fuga, a polícia saiu no encalço dos foragidos pelas ruas da cidade na intensão recapturá-los. Mas acreditava que eles teriam tomados outras cidades circunvinhas.  A movimentação era tensa nos bairros com a notícia.
      Informações dão conta que para fugir os apenas abriram  um buraco na cela, onde alguns deles estavam e dali em diante, seguiram até a porta da unidade e de lá fugiram ao pular muro do presidio.  
     Os fugitivos são Adriano da Silva Gomes (Cago), Calos Henrique Alves  da Silva Anderson Dias da Silva, Erivan Silvestre da Silva (Piriquito), Gerson Avelino Alves, George Pereira Barbosa, Leandro Gomes de Matias e Sebastião Pereira de Lima (Piaba).
     Até o memento não há noticia se aconteceu a recapturação de algum deles. O contingente de policiais da P2, Rotam e do Choque é grande.

sexta-feira, outubro 26, 2012

Blecaute deixa 100% do Nordeste e 77% de outros estados sem energia

      O blecaute ocorrido na madrugada de hoje (26) deixou 100% do Nordeste e 77% dos estados do Pará, Tocantins e Maranhão sem energia. Segundo nota do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o problema foi provocado por “um curto-circuito no segundo circuito da linha de transmissão” Colinas (TO)-Imperatriz (MA), justamente o que interliga o Sistema Norte/Nordeste ao Sul/Sudeste.
      Para eliminar o defeito entraram em ação as proteções de retaguarda da subestação de Colinas (TO). Como resultado, o Sistema Norte/Nordeste foi separado do Sistema Interligado Nacional (SIN), o que provocou o desabastecimento de energia na região.
Como na hora do blecaute o Nordeste precisava da energia do Sul do país para atender à demanda, o corte no fornecimento da linha Colinas-Imperatriz provocou uma sobrecarga e todo o sistema precisou ser desligado.
      No Norte alguns locais conseguiram manter o fornecimento de energia, como é o caso da capital paraense, Belém, que continuou atendida pela Usina Hidrelétrica de Tucuruí. Em relação aos outros estados do Norte, Amazonas, Amapá e Roraima não estão interligados ao SIN. Rondônia e Acre se ligam ao SIN por outra linha de transmissão.
        Segundo a nota do ONS, no processo de recomposição do sistema, cerca de quatro horas após a ocorrência, 70% das cargas estavam restabelecidas.

Com Agência Brasil

Incêndio em equipamento deixa blecaute no Norte e Nordeste /país

      O incêndio em um equipamento entre as subestações de Colinas (TO) e Imperatriz (MA) foi a causa do desabastecimento de energia ocorrido na Região Nordeste e em parte do Norte do país, na madrugada de hoje (26). O problema ocorreu justamente na interligação entre os sistemas Norte-Nordeste e Sul-Sudeste.
      A linha de transmissão é operada pela empresa Taesa. Segundo informação da assessoria de imprensa do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o problema ocorreu pouco depois da meia-noite e demorou pouco mais de uma hora para ser resolvido. Portanto, por volta da 1h30, a energia na linha principal já tinha sido restabelecida. No entanto, as distribuidoras de energia levaram mais tempo para restaurar a energia nas linhas secundárias.
    Uma reunião de técnicos às 14h de hoje, na sede do ONS, no Rio, vai analisar mais profundamente o problema. Pela manhã, o assunto deve ser discutido em uma reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, em Brasília.

Com Agêngia Brasil

quinta-feira, outubro 25, 2012

MPPB investigar aliciamento e exploração sexual na Paraíba

         O Ministério Público da Paraíba (MPPB) designou à Delegacia de Polícia de Jacaraú, no Litoral Norte do Estado, após instauração de inquérito, para investigar o aliciamento de mulheres e exploração sexual de adolescentes na cidade da Baía de Traição.
        A decisão foi tomada depois que a promotoria de Justiça de Jacaraú, policiais civis e militares e conselheiros tutelares encontraram uma adolescente de 16 anos da cidade, na madrugada de segunda-feira (22), numa casa de prostituição do município de Baía da Traição sendo explorada sexualmente.
       O prostíbulo foi fechado e os donos foram presos em flagrante e depois encaminhados a unidadea prisional. Segundo o promotor da Criança e do Adolescente de Jacaraú, Marinho Mendes, eles poderão pegar de dois a cinco anos de prisão por crime de exploração sexual.
         Na casa de prostituição, também foi encontrado um bebê de um ano e seis meses, filho de uma das garotas de programa. Ela quem denunciou o  caso ao conselho tutelar de Jacaraú, que a proprietária do ponto comercial não queria devolver o seu filho. “Ela disse que trabalhava em regime de escravidão e que quando disse que não queria mais trabalhar lá, a proprietária falou que só devolveria a criança, se ela pagasse R$ 80,00 para quem estava cuidando do bebê. Então, a Justiça foi até o local e retirou a criança de lá e foi entregue aos avós maternos”, disse o promotor.

Ascom                                                                             

Funcionário de creche é preso acusado de pedofilia em Areia

        A Polícia Militar da cidade de Areia, no Brejo paraibano, cumpriu um mandado de prisão contra um funcionário da Creche Estadual Corina Barreto Lira. Ele é acusado de crimes de pedofilia ocorrido dentro da instituição. O fato só foi descoberto há semana passada, quando duas meninas de apenas 5 anos relataram os abusos sofridos as professoras. José Hamilton de Almeida, de 47 anos, trabalhava na instituição há mais de 10 anos.
        De acordo com as investigações da Polícia Civil e do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente, os abusos vinham acontecendo há pelo menos dez anos, desde quando o trabalhador começou a executar a função de auxiliar de serviços gerais na Creche, que funciona na periferia da cidade. "Nós só descobrimos o que aconteceu na última quinta, quando duas das meninas contaram o que tinha acontecido. Elas disseram que foram seguidas pelo funcionário até o banheiro e lá aconteceu a violência. Sinceramente, nunca imaginávamos isso de José Hamilton, nunca desconfiamos de nada" comentou Edileide G. Caldas, gestora da creche.
       José Hamilton, que em Areia é conhecido como 'Zé Cirí', foi detido na tarde de terça-feira (23), por força de um mandado de prisão preventiva, expedido pelo juiz Ednilton Monteiro Silva. "Ele estava em casa, quando nos deslocamos até lá para que ele atendesse o chamado da delegada que queria ouvi-lo. Ao chegar a delegacia, foi dada voz de prisão e ele já ficou recolhido. O mais impressionante é que depois da captura do suspeito, várias outras famílias e crianças já nos procuraram para relatar outros abusos praticados pelo mesmo suspeito" frisou a cabo Rosimere, que participou da prisão do acusado.
        O funcionário público negou todas as acusações, no entanto, já foi transferido para Cadeia Pública de Areia, onde permanecerá recolhido até o término das investigações.

Com Blog de Marcio Rangel

quarta-feira, outubro 24, 2012

Mega acumula e prêmio pode pagar neste sábado R$ 30 milhões

       Ninguém acertou os seis números do concurso 1.436 da Mega-Sena, sorteados na noite desta quarta-feira. A Caixa Econômica Federal (CEF) estima prêmio acumulado em R$ 30 milhões para o próximo sábado.
       As dezenas sorteadas foram: 01 - 13 - 23 - 24 - 30 - 57.
       Segundo a CEF, 127 apostas fizeram a quina e ganharão R$ 21.218,15 cada uma. Outras 9.275 tiveram quatro acertos e vão receber R$ 415,04.

Bebê morre em hospital da PB e família denuncia falta de leitos

        Um bebê de apenas 45 dias, com problemas cardíacos, morreu no final da tarde desta quarta-feira (24) em João Pessoa, no Complexo Hospitalar Governador Tarcísio Burity, mais conhecido como Trauminha de Mangabeira. Ele deu entrada ainda de manhã, em estado grave, mas segundo a família a culpa pela morte da criança foi a falta de leitos em unidades de terapia intensiva pediátricas na cidade. Segundo a tia da criança, Danielle Araújo da Silva, vários hospitais foram procurados e nenhum deles possuia vaga em UTI para receber o bebê.
       Ainda de acordo com Danielle, o sobrinho estava com falta de ar e foi atendido por volta das 7h30 (horário local) no Trauminha de Mangabeira. A equipe médica realizou uma pequena intervenção cirúrgica para implantar um marcapasso na criança, que em seguida foi entubada para receber oxigênio por meio de aparelhos.
      Era preciso então que o bebê fosse internado em uma UTI pediátrica, mas não havia o leito disponível no Trauminha, levando a uma busca pela vaga em cinco outras unidades hospitalares: Hospital Infantil Arlinda Marques, Maternidade Frei Damião, Maternidade Cândida Vargas, Hospital Universitário e Hospital Santa Isabel, conforme relatou a tia do bebê.
       Danielle disse só no final da tarde foi encontrada uma vaga no Hospital da Unimed, mas a criança morreu por volta das 16h55 antes de ser transferida. Ela informou também que a família só foi avisada da morte da criança às 18h (horário local).
      De acordo com Raiana Mota, responsável pelo plantão administrativo na noite desta quarta-feira (24) no Complexo Hospitalar Governador Tarcísio Burity, o bebê atendido no hospital era prematuro e tinha histórico de problemas cardíacos. “A criança atendida era um bebê prematuro de 45 dias, cardiopata, que foi trazido pelo Samu. Durante o atendimento ele teve uma parada cardiorrespiratória e foi entubado. A Secretaria Municipal de Saúde conseguiu uma vaga na UTI do Hospital da Unimed, mas infelizmente na hora da transferência ele não resistiu e veio a óbito”, explicou a plantonista.
     Raiana Mota confirmou que foram feitas diversas tentativas em outros hospitais e que a vaga não foi conseguida. “Realmente foram feitas diversas tentativas em outros hospitais. Tendo em vista a negativa, a Secretaria Municipal de Saúde conseguiu a vaga na Unimed, mas infelizmente o bebê não resistiu”, concluiu

Com G1/PB

Brasileira tem virgindade leiloada entorno de mais de R$ 1,5 milhão

        Terminou nesta quarta-feira o leilão pela virgindade da brasileira Catarina Migliorini. O lance mais alto foi de US$ 780 mil, o equivalente a mais de R$ 1,5 milhão. Segundo informações do site que organizava o leilão, ao menos 15 pessoas, de várias nacionalidades, deram lances que variaram de U$ 1 até o lance máximo, ofertado por um homem que se identificou como Natsu.
       O lance vencedor, ainda segundo o site, foi dado hoje. Na reta final do leilão, seis participantes disputaram a virgindade da brasileira que vive na Austrália. Em segundo lugar, no leilão, ficou um americano, que ofereceu US$ 740 mil, seguido por um indiano, que deu um lance US$ 730 mil.
        O leilão da virgindade da brasileira foi lançado no dia 15 de setembro. Com o final dos lances, a brasileira se disse contente com o valor alcançado. "Eu não tinha preferência por ninguém, porque é apenas um negócio. Esse é um bom valor e eu estou feliz", comemorou Catarina.
       Natural de Santa Catarina, a jovem trancou a faculdade de Educação Física para participar de um projeto de documentário idealizado pelo diretor australiano Justin Sisely. Durante mais de um ano, o documentarista recrutou virgens, homens e mulheres, na Austrália, mas decidiu ampliar as buscas. A brasileira se candidatou e ganhou a vaga. "Vejo isso como um negócio. Tenho a oportunidade de viajar, fazer parte de um filme e conseguir uma gratificação com isso", explicou após ser escolhida. Além dos US$ 20 mil (R$ 40 mil) que recebeu na assinatura do contrato, todo o valor do maior lance vencedor ficará com a estudante.
      Agora, o vencedor tem uma semana para fazer o pagamento e apresentar o atestado de antecedentes criminais e os exames médicos. A primeira relação sexual de Catarina deve acontecer no Estado de New South Wales, na Austrália, no dia 4 de novembro.
Algumas regras devem ser obedecidas no encontro. "Ele não pode me beijar, não pode realizar nenhuma fantasia nem fetiche, nem usar nenhum brinquedo", explicou ela. "O ato também não vai ser filmado", disse.
      O diretor comemorou o resultado do leilão. "Foi tudo de acordo com nossas expectativas. Agora, vamos dedicar tempo à gravação das entrevistas com os vencedores e à promoção do encontro entre eles e os virgens", explicou, citando o russo Alexander Stepanov, que também teve a virgindade leiloada.

Com Terra

Catador de lixo tem corpo esmagado por caminhão no Brejo

      Um catador de lixo de 13 anos de idade foi atropelado, na manhã desta quarta-feira (24), no lixão de Guarabira, Agreste paraibano. O fato aconteceu por volta das 10h55. O caminhão que ia descarregar resíduos na localidade passou por cima do corpo do menor. A criança foi socorrida por populares com vida ao Hospital Regional de Guarabira. Ainda não se tem informação do estado de saúde da vítima.
      Informações dão contas que o catador identificado como Wellington foi subir na grade do caminhão que transporta lixo, quando o veículo já se aproximava do local. Nesse momento, o menor perdeu o equilíbrio e caiu. Sem perceber, o motorista ao dar ré no veículo, ele já se encontrava debaixo do carro e as rodas traseiras passaram por cima dele. O clima foi de desespero na hora.   
      Outro catador, que estava no momento, ao ver aquele a situação pediu para o motorista parar o veículo. Naquele mesmo instante, o menor foi socorrido por um popular que passava na hora e uma guarnição da ROTAN que estava na área, que fazia diligências, foi quem abriu caminho no trânsito de lá até o garoto chegar ao hospital com vida.  
    Assim que deu entrada na unidade, ele foi direto para a sala de emergência, onde passou por uma avaliação médica. No diagnótico, havia suspeita que ele tinha fraturas pelo corpo.  Logo em seguida, foi transferido ao Hospital de Trauma e Emergência de João Pessoa.   

UFPB suspende calendário do vestibular e adia provas do PSS

   
     A Universidade Federal da Paraíba (UEPB) anunciou nesta terça-feira (23) a suspensão do calendário do Vestibular 2013 da instituição, que abrange o Processo Seletivo Seriado (PSS 2013) e os Processos Seletivos para os cursos de graduação em Música, Teatro, Artes Visuais, Tradução e Cursos Sequenciais em Música. Segundo o presidente da Comissão Permanente do Concurso Vestibular (Coperve), João Lins, as provas que iriam acontecer nos dias 18 e 19 de novembro serão adiadas.
        A suspensão se deu devido às publicações do Decreto Nº 7.824, de 11/10/2012 e da Portaria Normativa MEC Nº 18, de 11/10/2012, referentes a novas normas sobre reserva de vagas por meio de cotas. Depois que a UFPB, através do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), adequar suas normas sobre ingresso por reserva de vagas à nova legislação, serão publicados novos editais com a atualização de calendários.
     Segundo João Lins, não há previsão para a data em que vão ocorrer as provas. Ele explicou que a nova data será divulgada em um momento posterior, depois que a universidade se adequar às novas regras.

     No dia 16 desse mês, a universidade já havia suspendido a divulgação da concorrência do PSS pelo mesmo motivo.
    As primeiras provas do PSS estavam marcadas para os dias 18 e 19. As provas do PSS 3, conforme edital, ocorreriam nos dias 16 e 17 de dezembro. A previsão para a divulgação do resultado do PSS 2013 era 25 de janeiro.
    No último dia 21 de setembro a Coperve informou que mais de 41 mil candidatos estão inscritos para o PSS 2013, que irá oferecer 5.136 vagas, incluindo as referentes ao Curso de Formação de Oficiais (CFO).

Com G1/PB

terça-feira, outubro 23, 2012

Bahia: Homem chega ao 'próprio velório' e família toma um susto

       O susto foi grande quando o lavador de carros Gilberto Araújo Santos, de 41 anos, chegou andando ao "próprio velório", que era realizado na casa de seus pais, em Alagoinhas (BA), 108 quilômetros ao norte de Salvador, na manhã desta segunda-feira (22). Ele ainda havia telefonado mais cedo para os familiares, avisando que estava vivo, mas os parentes acharam que era trote, tamanha a semelhança dele com o corpo que estava prestes a ser enterrado.
      A confusão começou na noite de sábado (20), com o assassinato a tiros de um morador de rua, no centro da cidade. Avisados da ocorrência, um irmão e uma irmã de Santos foram ao Instituto Médico-Legal neste domingo (21) e reconheceram o corpo como sendo o do lavador de carros, que não fazia contato com a família havia quatro meses.
Do lado esquerdo,
o verdadeiro morto; enquanto o
 da direita, lavador que foi confundido
    Os familiares prepararam o velório, que teve início na noite de domingo e seguiu até a manhã desta segunda-feira (22). Santos foi avisado do caso por um amigo, que soube que ele era dado como morto. Ligou para casa, mas foi "ofendido". Sem opção, resolveu voltar para mostrar que não havia morrido. Segundo os familiares, houve gritaria, comemorações, susto e desmaios. Rapidamente, a rua ficou lotada de curiosos. 
  O delegado Glauco Suzart admite que a semelhança entre o morto e o lavador de carros "é impressionante". "Além disso, os dois eram moradores de rua, trabalhavam lavando carros e tinham amigos em comum, o que contribuiu para o engano", explica. De acordo com ele, outra família da cidade já identificou o corpo. A polícia investiga o homicídio. Depois do susto, Santos decidiu voltar a morar com os pais e ganhou uma festa no almoço desta terça-feira (23).

Com Agência Estado

Polícia Militar estoura boca de fumo no município de Alagoinha

      Policiais do 4 BPM, com sede em Guarabira, estouraram na noite desta segunda-feira (22) um ponto de venda de drogas, na periferia da cidade de Alagoinha, Brejo paraibano, na Comunidade Nova Alagoinha.
     Na ação, foram presos Antônio Delfino Santos, de 33 anos, residente na própria comunidade, e Vanessa dos Santos Souza, de 29 anos. Eles acusados de serem donos da boca de fumo. Além deles, três menores também foram apreendidos na residência.   
   Com eles, a polícia aprendeu 12 trouxinhas de maconha, 28 pedras de crack e cerca de R$ 63,00 em espécie.  
 Os envolvidos no tráfico de drogas foram conduzidos até a DP da cidade.  O casal foi autuado por tráfico de drogas e formação de quadrilha.

segunda-feira, outubro 22, 2012

Presos iniciam rebelião no Presídio Regional de Guarabira


       Uma rebelião foi registrada na manhã desta segunda feira (22), por volta das 10h15, na Unidade Prisional Vicente Claudino de Pontes, conhecido mais como Presídio Regional de Guarabira. O clima é tenso neste momento na casa de detenção. As chamas do fogo, ateados pelos presidiários nos colchões de celas, já se alastram pelo presídio. Uma cortina de fumaça escura já se forma no local. Cerca de 50 policiais já se encontram no lado de fora de prontidão para invadir o prédio.
      Assim que o fogo tomou uma grande proporção, os policiais e o Corpo de Bombeiros entram no interior do presídio. Para controlar a situação, a polícia deu alguns disparos de tiros para cima. Hora depois, o fogo foi controlado. Mesmo assim, o cheiro ainda era forte de queimado. Os colchões existentes nas celas foram todos destruídos com o fogo.   
     Os presos exigem a presença da imprensa e do padre Bosco, representante da Pastoral Carcerária. Mesmo sem a chegada dele, houve um consenso entre os rebelados e a administração penitenciária, onde as reivindicações foram atendidas. Logo em seguida, eles foram recolhidos ao pátio central do presídio.  
       Durante às três horas, a movimento era intenso na parte externa da unidade prisional, tanto de curiosos como de familiares de detentos atrás de informações. O desespero aumentou ainda mais quando eles não tinham notícia lá de dentro. Os ânimos só foram controlados logo depois que receberam a notícia que a rebelião havia chegada ao fim e que nenhum deles tinham saídos feridos e estavam tudo bem.
      Cerca de 73 presos se envolveram nesta rebelião. Eles reivindicam uma alimentação de qualidade, banho de sol, que não vinha sendo atendido; e uma diminuição no contingente de apenados nas celas, por estarem superlotadas. Atualmente, há cerca de 105 presos, entre os regimes semiaberto e fechado. O presídio só tem capacidade para suportar apenas 53 apenados.










Fotos: Nordeste1/PortalMidia