segunda-feira, outubro 31, 2016

Prazo para renovar contrato de estudantes ao Fies termina hoje

 Termina nesta segunda-feira (31/10) o prazo para os estudantes beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) renovarem os contratos. De acordo com o último balanço divulgado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), pouco mais de 813 mil estudantes haviam feito o aditamento até a semana passada. Ao todo, cerca de 1,5 milhão de contratos devem ser renovados, o que significa que aproximadamente 700 mil ainda não haviam acessado o sistema.
 A renovação dos contratos do Fies deve ser feita a cada semestre. O pedido de aditamento é realizado inicialmente pelas instituições de educação superior. Em seguida, os estudantes devem validar as informações inseridas pelas instituições no Sistema Informatizado do Fies (SisFies).
 No caso de aditamento não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato, como mudança de fiador, por exemplo, o estudante precisa ainda levar a documentação comprobatória ao agente financeiro para finalizar a renovação.
Nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema on-line.
 Os aditamentos, normalmente feitos no início do semestre, ficaram congelados devido à falta de recursos. No entanto, após a aprovação de crédito suplementar para o programa pelo Congresso Nacional, o sistema foi liberado para renovações.
 Continuidade do Fies
 O investimento nos financiamentos é de R$ 8,6 bilhões, já garantidos no orçamento, de acordo com o Ministério da Educação. A pasta assegura que, para 2017, o governo federal já enviou ao Congresso Nacional projeto de lei orçamentária que contempla R$ 21 bilhões para o Fies, o que garantirá a continuidade dos financiamentos e a manutenção dos contratos com os agentes financeiros do fundo.

Com PortalBrasil

Familiares começam a finalizar limpeza de túmulos para o Dia de Finados


 Com a aproximação do Dia de Finados, muitas famílias pirpiritubenses já começam a intensificar limpeza nos túmulos e jazigos de familiares sepultadas no cemitério São Miguel, único da cidade de Pirpirituba, no Agreste da Paraíba. Este ritual acontece todos os anos e faz parte, principalmente, das doutrinas católicas.
 Munidas com baldes, água e vassouras, as pessoas estão realizando limpeza nos túmulos e jazigos dos mortos sepultados. Outras têm o cuidado  também de realizarem pinturas, ou até mesmo de contratar gente para os determinados serviços. Para muitos, isto é uma forma de respeito e carinho com os falecidos. 
 Neste domingo (30/10) à tarde, a reportagem esteve no cemitério e constatou pouca movimentação de gente. Um dos funcionários informou que as limpezas no cemitério, por parte de familiares dos mortos, são intensificadas ainda mais com aproximação do Dia de Finados. Já outras antecipam e nunca deixam os serviços para última hora.
 No Dia de Finados, durante os três períodos (manhã, tarde e noite), no cemitério, reúne uma multidão de visitantes e também para rezarem para os familiares, amigos ou conhecidos já falecidos.

domingo, outubro 30, 2016

Filho de ex-vereador é assassinado a facadas em feira no Agreste da PB

 O filho de um ex-vereador de Pilões, Agreste do estado, a 117 km de João Pessoa, foi assassinado a facadas, na noite desse sábado (29/10). Segundo o delegado Ricardo Sena, o crime aconteceu num local conhecido como ‘Pátio da Feira’, por volta das 20h.
A vítima morreu no local. Foto: Reprodução Whatsapp
 “De antemão, não há suspeitas de antecedentes criminais nem da vítima, nem do autor do homicídio. Acreditamos que o crime tenha tido motivação banal. Mas o que levou à briga entre eles ainda está sendo investigado. Se foi passional ou se os dois tinham uma rixa antiga, etc. Mas estamos confiantes de que o caso vai ser solucionado em breve”, disse Ricardo Sena.
 A polícia já identificou o suposto autor do crime, que seguia foragido até a publicação desta matéria. Policiais militares chegaram a fazer rondas nas imediações do ‘Pátio da Feira’, mas não encontraram o suspeito. “As equipes da Polícia Civil ouviram algumas testemunhas, sabem quem seria o autor do crime e já estão investigando o paradeiro dele”, completou o delegado.

Com Portalcorreio

PM prende trio acusado de assaltar adolesentes na cidade de Pirpirituba

  Uma ação rápida da Polícia Militar resultou na prisão de um jovem de 21 anos e na apreensão de dois adolescentes, de 16 e 17, no último sábado (30/10) à noite, no município de Pirpirituba, no Agreste da Paraíba. O trio é acusado de assaltar celulares e tablete de adolescentes. 
Trio acusado de assaltar em Pirpirituba
 Os ladrões foram interceptados pelos policiais da Rotam, quando se dirigiam para o município de Sertãozinho, onde ambos residem, antes mesmo do Sítio Nica. O trio estava numa única motocicleta, de cor preta, e ainda tentaram escapar da perseguição policial, mas terminaram se 'entregando'.   
 Na rodovia PB-085, PM informou também que eles na fuga ainda tentaram se desfazer dos objetos do roubado. Com os ladrões, os policias aprenderam um cordão prateado, dois brincos, uma faca peixeira com a bainha, quatro celulares de várias marcas e um tablete.
 Na cidade, segundo a PM, os três indivíduos se utilizaram de uma motocicleta preta para cometerem os assaltos. O primeiro roubo do trio se deu na rua da Beleza. Lá, eles tomaram celulares e tablete de adolescentes. 
 Os três acusados foram conduzidos para a Delegacia de Pirpirituba e, em seguida, encaminhados para à Central de Polícia Civil, em Guarabira, onde foram autuados em flagrantes.
 Outros assaltos  
  No mesmo sábado à noite também houve, em diferentes localidades da zona rural de Belém, outros assaltos. No Bar Brasil, às margens da rodovia PB-073, uma dupla armada tomou todo o dinheiro e os objetos dos clientes.
 Em uma propriedade dos pais de Dindo, já no sítio Retiro, onde acontecia uma festa, os ladrões invadiram levaram alguns celulares dos presentes. Já no sítio Cafeles, a invasão aconteceu na residência Belinha.  
 Nestes casos, as policiais ainda realizaram rondas, mas até amanhã deste domingo não havia notícia nenhum dos suspeitos.

sábado, outubro 29, 2016

Números de celulares de todo o país terão nove dígitos a partir do dia 6

 Quem costuma fazer ligações ou mandar mensagens para celulares já percebeu que, em grande parte do país, é preciso acrescentar o número 9 na frente do número do telefone para que a ligação seja completada. O nono dígito já está em vigor para 24 estados e daqui a uma semana valerá para todo o país.
 A partir do dia 6 de novembro, o nono dígito deverá ser acrescentado também para os telefones das regiões com DDD entre 41 e 49, ou seja, os estados do Paraná e de Santa Catarina, e para as áreas de registro 51, 53, 54 e 55, no Rio Grande do Sul. Essa é a última etapa de implantação do nono dígito, que começou em 2012, por São Paulo.
 Para fazer ligações ou mandar mensagens de qualquer lugar do país, seja de telefone fixo ou móvel, para celulares será preciso discar o 9 antes do número do telefone. Segundo a Anatel, a inclusão de mais um dígito nos telefones móveis tem como principal objetivo aumentar a disponibilidade de números na telefonia celular.

Com Agência Brasil

Colégio da PM anuncia edital com vagas para selecionar turmas de 2017

 O Colégio da Polícia Militar (CPM) publica na próxima semana, no Diário Oficial, o edital com o número de vagas que serão disponibilizadas para o ano letivo de 2017. A unidade está concluindo a pré-matrícula dos que já são alunos para, a partir daí, juntamente com a previsão de reprovação, definir a quantidade de vagas que serão ofertadas.
 O colégio vai trabalhar no próximo ano com turmas do 6º ao 3º ano, sendo que para o ensino médio são oferecidos ainda os cursos técnicos de informática para internet e técnico em programas de jogos digitais – o ensino médio integrado.
 Os interessados devem acompanhar as próximas edições do Diário Oficial e ficar atentos para o dia da inscrição. Caso o número de inscritos seja maior do que o número de vagas oferecidas, o que vem ocorrendo a cada ano, será feita uma seleção mediante sorteio em uma data previamente divulgada, que vai ser acompanhado por uma comissão formada por representantes de diversos órgãos públicos (Ministério Público, entidades de classe da PM, OAB, Assembleia Legislativa e inspetoria técnica da Secretaria de Educação). Os pais dos candidatos também podem acompanhar o sorteio. 
 O Colégio 
 Fundado em 1994, o Colégio da Polícia Militar tem hoje quase 600 alunos e um processo seletivo bastante concorrido. O CPM é um colégio público do Estado administrado pela Polícia Militar.

Com PortalCorreio

sexta-feira, outubro 28, 2016

Bandidos encurralam policiais, metralham sede da PM e explodem banco na PB

Município de Areia

Um vídeo amador feito por um morador registrou o momento exato em que um grupo de estudantes universitários é feito refém durante uma explosão ao cofre da Caixa Econômica Federal na cidade de Areia, no Brejo do estado, a 130 km de João Pessoa. O caso aconteceu na madrugada desta sexta-feira (28). Essa é segunda vez que o banco é alvo de ataque em menos de cinco meses. Policiais foram encurralados e a sede da Polícia Militar local foi metralhada pelos criminosos. Clique aqui e veja o vídeo  da ação dos bandidos.
 A ação audaciosa começou por volta das 2h. De acordo com a PM, cerca de 15 homens armados com fuzis invadiram a cidade em carros e motos. Uma parte do grupo foi para frente do destacamento da Polícia Militar e atirou contra o prédio. No local estavam três policiais, que confirmaram que foram tiros de fuzis que atingiram a sede da PM. Uma viatura também foi alvo de disparos.
 Durante a ação, os assaltantes fizeram aproximadamente seis estudantes universitários reféns no momento em que passavam pela rua da agência. O grupo criminoso arrombou a porta de vidro do banco e foi em direção ao cofre. Todo o dinheiro existente no equipamento foi levado. A Polícia Militar não soube dizer a quantia roubada pelos criminosos.
 Os assaltantes fugiram em direção à cidade de Remígio. Houve perseguição e troca de tiros entre bandidos e policiais, mas os criminosos conseguiram fugir. Grampos foram jogados na estrada e cerca de 10 carros tiveram os pneus furados. Troncos de árvores também foram deixados na estrada para dificultar a passagem de veículos.
 De acordo com dados do Sindicato dos Bancários da Paraíba, só este ano 86 bancos foram alvo de ações criminosos no estado. Deste número, 50 agências foram explodidas. 

Com PortalCorreio 

quinta-feira, outubro 27, 2016

Festa da Luz 2017 já tem 5 atrações confirmadas; cinco noites de evento


 A prefeitura de Guarabira, cidade situado no Agreste paraibano, já confirmou cinco atrações que vão estar na Festa da Luz 2017. Como a edição anterior, o evento acontecerá no mesmo espaço do parque de eventos Poeta Ronaldo Cunha Lima. 
 Das atrações divulgadas até momento estão Márcia Felipe, Luan Estilizado, Bruno e Marrone, Pedrinho Pegação e Gabriel Diniz. O anúncio da dupla sertaneja também foi realizado pelo gestor guarabirense Zenóbio Toscano, em sua página na rede social Facebook, na manhã desta quinta-feira (27/10). Outras podem ser conhecidas em breve.
 Considerado um dos eventos mais gradioso de cidade do interior do Nordeste, a Festa da Luz atrai milhares de turistas vindos de várias partes do Brasil.
 A festa da Luz 2007 realiza-se de 28 de janeiro até 1ª de fevereiro.

Quadrilha faz vigias reféns e ataca banco e lotérica na PB, diz polícia

  Pelo menos 20 assaltantes atacaram uma agência bancária e uma lotérica na cidade de Tacima, na região do Cariri paraibano, durante a madrugada desta quinta-feira (27/10). Segundo informações da Polícia Militar, a quadrilha chegou à cidade, que fica na divisa com o Rio Grande do Norte, fez um escudo humano com os vigias que estavam na rodoviária, explodiram o cofre da agência bancária e arrombaram uma agência lotérica.
 O grupo roubou dinheiro nos dois estabelecimentos, mas a PM não informou a quantia. Durante a ação, por volta das 2h30 (horário local), tiros foram disparados para o alto. Os reféns foram liberados na fuga da quadrilha. Grampos foram espalhados pelas estradas que dão acesso à cidade de Tacima. Ainda de acordo com a polícia, os bandidos ainda abandonaram veículos atravessados na pista e atearam fogo.
 Conforme a PM, os suspeitos fugiram em direção à Pedra da Boca, que fica na divisa com o Rio Grande do Norte. Apenas quatro policiais faziam o policiamento de Tacima no momento em que a quadrilha chegou em motocicletas e carros. Até o início da manhã desta quinta-feira (27/10) os policiais seguiam realizando buscas, mas até as 7h30 (horário local) nenhum suspeito tinha sido preso.













Com G1/PB

Pirpirituba realiza 1º Encontro Regional Bradesco de Educação Financeira

Durante reunião na Câmara de Pirpirituba

 O Banco do Bradesco, através do Posto de Atendimento de Pirpiritura (PB), realizou nesta quarta-feira (26/10), à noite, às 19h, o 1º Encontro Regional Bradesco: Educação Financeira. O evento, que reuniu um grande número de pessoas, entre empresários, microempreendedores e a população em geral, aconteceu no prédio da Câmara Municipal de Pirpirituba "Casa Antônio Leopoldo Batista", onde lotou às dependências da Casa. 
Gerente do Bradesco de Belém
 A reunião, que foi ministrada pelo supervisor de Pontos de Atendimentos (PA), Rone Costa, além do gerente do Bradesco de Belém, Marcelo Araújo, e o próprio gerente do Posto de Atendimento de Pirpirituba, Diego Araujo, teve a intenção de expor aos presentes a funcionalidade do banco para seus correntistas nos diversos serviços disponíveis, com suas linhas de créditos. 
 Segundo Diego, os correntistas do município de Sertãozinho, que antes eram atendidos pelo Posto de Atendimento de Duas Estradas, passam a receber, a partir agora, atendidos no posto de Pirpirituba. 
 No final do evento, as pessoas foram contempladas com kits de Cacau Show, chocolates, além de um coquetel. 
 A unidade do Bradesco Pirpirituba fica na rua Professor Félix Cantalice, no Centro da cidade, próxima à Promotoria de Justiça. 









Rone, Marcelo e Diego
kits de Cacau Show
















quarta-feira, outubro 26, 2016

2ª Câmara do TCE suspende acórdão que anula concurso em Araçagi


 A 2ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba, em sessão ordinária, nesta terça-feira (25), decidiu conceder um prazo de 60 dias à prefeitura municipal de Araçagi para instaurar o devido processo administrativo e notificar todos servidores aprovados em concurso público, eivado de irregularidades apontadas pela Auditoria da Corte, inclusive, em relação à denúncia anexada ao processo, no tocante à admissão e nomeação de membros da comissão que elaborou o certame. O relator do processo foi o conselheiro substituto Oscar Mamede Santiago Melo, que teve sua proposta aprovada, à unanimidade, pelos demais membros do colegiado.
 A decisão do TCE decorre da apreciação de um Recurso de Reconsideração e impõe efeito suspensivo ao Acordão AC2-TC-01152/15, que havia determinado a anulação do concurso e exoneração de todos os servidores nomeados. Segundo o relator, as falhas do certame começam desde o edital, que identificou opções para cargos que não existiam na estrutura administrativa do município. De acordo com a decisão da Câmara, todos os concursados serão notificados pelo município para, querendo, apresentar defesa no processo e, em até 60 dias, essas informações devem ser encaminhadas ao TCE, sob pena de multa ao prefeito.
 Fatos que causaram curiosidade aos integrantes da 2ª Câmara foram as nomeações de três dos responsáveis pela elaboração do concurso. Um dos integrantes da comissão que elaborou quesitos da prova de odontologia também realizou o concurso, tendo sido aprovado em 1º lugar. Trata-se do servidor Cláudio Mendes de Campos, que foi aprovado para o cargo de Cirurgião Buco-maxilo facial.
 Do mesmo modo, classificado em 2º lugar, e nomeado para uma vaga de Técnico de Informática, obteve aprovação o servidor Marcos Gondra Martins, que foi o presidente da Comissão de Licitação e responsável pela homologação da empresa vencedora e que realizou o certame, além de Oscar Câmara Neto, classificado em 3º lugar, que também participou da comissão e ainda foi secretário do município.

Com Ascom/TCE-PB

Câmara aprova em 2º turno PEC que limita gastos públicos por 20 anos

 Depois de mais de sete horas de discussão e obstrução da oposição, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite de hoje (25), em segundo turno, o texto principal da proposta de emenda à Constituição (PEC) 241/2016, que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos à correção da inflação do ano anterior. Foram 359 votos a favor, 116 contrários e duas abstenções. Seis destaques ao texto apresentados pela oposição ainda precisam ser votados.

 Ao orientar os deputados da base governista a votarem a favor da aprovação da PEC, o líder do governo, deputado André Moura (PSC-SE), disse que a limitação de gastos é fundamental para a retomada do crescimento econômico e do emprego e para o fim da recessão. Segundo Moura, a PEC não mexe nos recursos das áreas prioritárias como a saúde e a educação.
 Desde o início da discussão da PEC dos Gastos Públicos, a oposição critica a medida e diz que a limitação vai retirar recursos das áreas sociais, principalmente da saúde e da educação. Os governistas rebatem os argumentos e garantem que não haverá cortes nessas áreas.
 Para que a PEC 241 seja encaminhada para discussão e votação no Senado, os deputados precisam agora votar os destaques ao texto.
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e os aliados do governo esperam concluir a apreciação da PEC na Casa em novembro para que a proposta seja promulgada e passe a fazer parte da Constituição Federal.

Com AgênciaBrasil

terça-feira, outubro 25, 2016

Jogador Fábio Bilica paga pensão alimentícia e é solto na Paraíba

 O jogador paraibano Fábio Bilica foi solto no fim da tarde desta terça-feira (24) após ser preso, na segunda-feira (23), por atrasar pouco mais de R$ 17 mil no pagamento de pensão alimentícia. Ele foi ouvido em uma audiência de custódia e, após ser comprovado o pagamento do valor devido, ele foi liberado pela juíza Hygina Simões de Almeida Bezerra, da Vara de Família. 
 O zagueiro estava preso na Central de Flagrantes da Polícia Civil da Paraíba e aguardava a audiência. Segundo o mandado de prisão, ele deveria ficar detido por 60 dias ou até pagar o débito. 
 O G1 tentou entrar em contato com o advogado de Fábio Bilica, mas ele ainda não foi localizado. Segundo a polícia, o advogado informou que a quantia devida foi depositada ainda na segunda-feira.
 De acordo com a Seds, Fábio Alves da Silva, de 37 anos, foi ouvido pelo delegado Marcelo Bion e em seguida levado para a carceragem. Esta é a quinta vez que o atleta é detido.
 Histórico de prisões
  Bilica tem um histórico de problemas com a polícia. Em 2000, quando o jogador defendia a Seleção Brasileira Sub-23, e jogava no futebol italiano, o zagueiro chegou a ser preso suspeito de corrupção de menores. Já em 2009, ele foi preso no Recife e transferido para Campina Grande suspeito de não pagar pensão alimentícia.

  Em 2013, Bilica foi preso suspeito de estuprar uma vizinha, que tem casa em Intermares, em Cabedelo, na Grande João Pessoa. Na última vez, no ano passado, ele foi preso ainda no campo de jogo, após participar de uma partida comemorativa de fim de ano na cidade de Araçagi, no Agreste paraibano, e foi levado para a Central da Polícia Civil de Guarabira.

Com G1/PB

Carlos Alberto Torres, capitão do tri, morre aos 72 anos de infarto

 Calos Alberto Torres, capitão da Seleção Brasileira no título mundial de 1970, morreu nesta terça-feira (24/10), aos 72 anos. O ex-jogador foi vítima de um infarto fulminante, e não resistiu. Atualmente, o Capita, como era conhecido, trabalhava como comentarista no Sportv.
 Considerado um dos maiores laterais brasileiros da história, Torres iniciou a carreira no Fluminense, mas sua passagem mais marcante foi no Santos, clube que defendeu de 1966 a 1974. O jogador também atuou pelo Flamengo, no Brasil. No futebol estrangeiro, ele passou pelo New York Cosmos, onde foi companheiro de Pelé, e pelo California  Surf.
 O momento mais marcante da carreira de Torres, porém, foi pela Seleção Brasileira. Na Copa de 1970, no México, o lateral fez gol na final, diante da Itália, e ainda foi o capitão do time, sendo o responsável por levantar a taça Jules Rimet, no terceiro título mundial do País. A condição de capitão lhe rendeu o apelido de Capita.
 Após encerrar a carreira de jogador, em 1982, Carlos Alberto iniciou a trajetória como treinador. Passou por grandes times do futebol brasileiro, como Corinthians, Flamengo, Botafogo, Fluminense e Atlético-MG, entre outros. Também dirigiu equipes estrangeiras. Seu último trabalho foi na seleção do Azerbaijão.

Com Terra