quinta-feira, setembro 29, 2016

Militante político morre após fogos de artíficios atingirem a cabeça

 Um militante, pertencente a candidatura a prefeita Josilda Macena (PSC), em Araçagi, morreu ao ser atingido com fogos de artifícios na cabeça. A fatalidade ocorreu durante evento politico, na noite desta quinta-feira (29/09), no encerramento de comício.
 Anderson Clemente,  conhecido como “Jesus”, de 29 anos, soltava os explosivos quando um deles não subiu e explodiu na sua cabeça. Neste instante, com a força da explosão, ele caiu já desacordado.
 A vítima ainda recebeu os primeiros atendimentos no local e, consequentemente, conduzida por uma equipe do Corpo de Bombeiros para uma unidade hospitalar do próprio município, mas depois veio à notícia do óbito
 A notícia chocou à população de Araçagi, pois Jesus era bastante conhecido e querido na cidade

Prefeito de Mari sofre atentado quando deixava comício nesta quinta

 O prefeito da cidade paraibana de Mari, Marcos Martins (PSB), de 52 anos, sofreu um atentado na noite desta quarta-feira (28/09) quando deixava um comício no município, situado na Zona da Mata, a 60 km de João Pessoa. O suspeito tentou matá-lo com uma facada no pescoço, mas foi contido e preso.
 De acordo com o capitão Melquiades Lima,comandante da 3ª CIA, o prefeito estava deixando o palanque quando foi atacado pelo jovem de 30 anos, na descida de uma escada.
 “O rapaz aparentava ter consumido algum tipo de droga. O suspeito deu uma ‘gravata’ no prefeito e tentou atingi-lo com uma faca, mas foi contido por uma pessoa que estava ao lado do candidato”, disse o capitão.
 Lima disse ainda que os participantes do evento político tentaram linchar o jovem, mas foram contidos por policiais militares, que o levaram para a Delegacia de Sapé. O jovem, que teria várias passagens pela polícia, foi autuado por tentativa de homicídio.

Com PortalCorreio

TSE defere tropas para CG, Sousa, Pombal, Esperança e mais 10 cidades

  O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou nesta quinta-feira (29/09) o envio de tropas federais para 11 municípios da Paraíba. Para a cidade de Campina Grande, já há uma tradição no envio de reforço do Exército. O pedido foi julgado pelo ministro Napoleão Nunes Maia Filho, que defendeu o deferimento e foi seguido pela corte.
 O ministro Luiz Fux foi o responsável pela análise do pedido de tropas federais elaborado pelos juízes da 35ª e da 63ª zonas eleitorais, com sede em Sousa. Ele defendeu o deferimento com base no histórico de incidentes descrito pelos magistrados. Além de Sousa, a comarca reúne os municípios de Marizópolis, Lastro, Aparecida, Santa Cruz, Nazarezinho, Vieirópolis, São Francisco e São José da Lagoa Tapada.
  Pela ministra Rosa Weber, foi deferido o envio de tropas federais para a cidade de Pombal, no Sertão. A ministra relatou que consultou o governo do Estado e Ricardo Coutinho assegurou que teria condições de garantir a segurança na cidade durante o pleito, mas adiantou que não se oporia ao envio.
  Ela disse ainda ter se guiado pelo relato da magistratura local, que anexou no pedido um relatório elaborado pelo Grupo Tático Especial da Polícia Civil da Paraíba em que reconhece o risco de real de ação criminosa com potencial de prejudicar a eleição.

Com  TSE

quarta-feira, setembro 28, 2016

Jovem é assassinada a tiros por motoqueiro após sair de comício

 O jovem Anderson Bezerra de Farias, de 25 anos, conhecido como ‘Dinho Motos’, foi assassinado a tiros na noite dessa terça-feira (27/09), no distrito de Gurugi, no município de Conde, na Grande João Pessoa, após sair do comício de um dos candidatos a prefeito do local.
 Testemunhas disseram que o evento político tinha terminado e o jovem saía do local quando foi surpreendido por um homem em uma motocicleta, que efetuou tiros contra Anderson. A vítima foi atingida por dois tiros e morreu no local.
 A delegada Flávia Assad, chefe do Núcleo de Homicídios do Litoral Sul, informou que as investigações já começaram e, inicialmente, foi descartada a tese de latrocínio, que é o roubo seguido de morte, porque nada foi levado da vítima.
 “Ainda é muito prematuro dizer qual teria sido a motivação do crime. Mas, estamos empenhados para elucidar o assassinato. Amigos disseram que o rapaz não tinha envolvimento com a criminalidade”, disse a delegada.
 O corpo foi levado para a Gerência Executiva de Medicina e Odontologia Legal (Gemol), no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa.

Com PortalCorreio

Tropas estaduais da PM começam a embarcar nesta quarta na Paraíba


 Começou nesta quarta-feira (28/09) o envio das tropas estaduais da Polícia Militar para compor a operação Voto Seguro, atuando na guarda das urnas eleitorais, segurança dos locais de votação e reforço do policiamento nos municípios, durante as eleições do próximo domingo (2/10), em toda a Paraíba. Ao todo, 172 cidades vão receber reforço para a segurança das eleições.  A operação Voto Seguro vai até o início da manhã da segunda-feira (3), após as comemorações nos municípios.
 Nesta quarta-feira o embarque das tropas acontece às 8h, com mais de 250 policiais saindo do Centro de Educação da PM com destino às cidades da região de Cajazeiras e Sousa. Na quinta-feira (29), no mesmo horário e no mesmo local, embarcam mais 220 policiais para outras cidades do Sertão, a exemplo de Patos, Princesa Isabel, Itaporanga e Catolé do Rocha. No mesmo dia, às 14h, acontece o embarque dos policiais que vão atuar no Agreste, Brejo e Cariri do Estado.
 O envio do reforço será concluído na sexta-feira (30/09), às 8h, quando serão enviados os policiais que vão trabalhar nas cidades da Região Metropolitana de João Pessoa, Litorais Norte e Sul da Paraíba.
 De acordo com o plano de segurança da PM, serão montados três centros de comando e controle nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Patos, onde oficiais da corporação e integrantes de outros órgãos envolvidos no pleito vão acompanhar em tempo real todas as atividades de segurança da operação.
 O coordenador do Estado Maior Estratégico da Polícia Militar, coronel Jarlon Cabral, disse que no sábado (30/09) a PM já estará pronta para receber todas as urnas e começar efetivamente as ações para o dia do pleito. “Teremos policiais em todos os locais de votação para recepcionar e guardar as urnas, assim como para manter a segurança externa dos locais de votação. Eles receberão uma cartilha com orientações sobre como proceder em relação às condutas mais recorrentes neste período, mas que são proibidas pela Justiça eleitoral”, disse.

Com G1/PB

terça-feira, setembro 27, 2016

Candidata a prefeita de Solânea morre vítima de câncer, em João Pessoa

 A candidata a prefeita de Solânea pelo PSOL, Rosângela Vital, conhecida como Rosa Vital, morreu  vítima de câncer de mama, na manhã desta segunda-feira (26), aos 47 anos, em João Pessoa. Rosa, que era agente de saúde, lutava contra a doença já alguns anos.
  Rosa estava internada no Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa, onde se tratava do câncer. Com agravamento da doença veio a óbito na unidade hospital.  
  Rosângela Vital tinha como vice Sedru Cavalcanti.

segunda-feira, setembro 26, 2016

IFPB oferece mais de 3 mil vagas para cursos técnicos em 17 Campi

Alunos e professor (camisa azul) do IFPB

  O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) está oferendo 3.389 vagas para diversos cursos técnicos em 17 campi espalhados pelo Estado da Paraíba. As inscrições têm início no dia de 3 de outubro e se estenderão até 4 de novembro, sendo gratuitamente. O processo seletivo se dará através de análise do histórico escolar. Acesse aqui os editais.
 O interessado pode se inscrever eletronicamente através do endereço da instituição: https://estudante.ifpb.edu.br, inclusive será necessário a realização do  questionário socioeconômico, além de anexar o histórico escolar ou documento equivalente. No processo, também há cotas para candidatos com deficiência e aqueles de egressos em escolas públicas. Nesse caso, se dará a partir da média aritmética das disciplinas.
  O semestre 2017.1, que integra à modalidade do ensino médio, para estudantes que terminaram o ensino fundamental 2, está disponibilizando 2.177 vagas nos campi de Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Catolé do Rocha, Esperança, Guarabira, Itabaiana, Itaporanga, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí, Princesa Isabel, Santa Rita e Sousa. Enquanto á modalidade subsequente, voltada para aqueles que já concluíram esta etapa, há ofertas de 1.212 vagas nos campi de Cabedelo, Cabedelo Centro, Cajazeiras, Campina Grande, Esperança, João Pessoa, Mangabeira, Monteiro, Patos, Picuí, Princesa Isabel e Sousa.
  A lista oficial dos candidatos inscritos no processo sairá no dia 14 de novembro, enquanto o resultado final se dará no dia 19 de dezembro.

Candidato a vice, Luis Machado, sofre assalto na porta de sua casa

 O ex-prefeito Luiz Machado e candidato a vice, na chapa de Adailma Fernandes na Serra da Raiz, foi assaltado na madrugada desta segunda-feira(26/09), por volta das 4h, quando entrava na sua própria residência, em Pirpirituba, no Agreste da Paraíba. O assaltante ainda chegou a feri-lo na mão e braço. O ladrão terminou levando o celular da vítima. 
Luiz Machado
 Segundo o filho da vitima, Bruno, o ladrão chegou chamado pelo pai. Ao perceber que ninguém saiu, o acusado se dirigiu até um pé de árvore quase defronte à residência da vítima e ficou por lá 'escondido'. Momentos depois, Luiz chega e estaciona o veículo, quando se dirige ao portal para abri-lo, ele foi surpreendido por um homem armado com uma faca nas suas costas. 
  Conforme Bruno, ele reagiu e entrou em luta corporal com o bandido. Ao ouvir o barulho, o vizinho Leiteiro saiu para ver o que era e o marginal estava agarrado com a vítima, então ele partiu pra cima, quando o assaltante terminou soltando Luiz e fugiu em seguida. 
 Além de levar o celular, Luiz teve um dos braços e um das mãos feridos pela ação da faca do ladrão. A sua esposa ainda o conduziu até uma unidade hospitalar  por ter deslocado o ombro. 
 Até ás 7h20 desta segunda-feira, a vítima, que estava cansado e de passado pelo o susto, encontra-se dormindo.

domingo, setembro 25, 2016

Coligação ‘A Hora da Mudança’ realiza arrastão e palestra neste domingo

  

 Arrastão e palestra marcaram penúltimo dia do movimento antes da eleição municipal da coligação ‘A Hora da Mudança’, na cidade de Pirpirituba, que tem como candidato a prefeito Hugo Simões e vice Luís Flávio. O evento aconteceu na tarde deste domingo (25/09), por volta das 16h20, e entrou até o início da noite.
 A concentração dos Girassões se deu na rua Solon de Lucena. De lá, uma multidão alaranjada saiu pelas principais ruas da cidade. O ponto final da festa terminou no bairro da Caixa D’água, onde  houve uma palestra. Confira abaixo as fotos: