domingo, fevereiro 01, 2015

Em Pirpirituba: Projeto Rondon leva saúde e diversão à praça pública


  'Feira da Saúde'. Esta foi a maneira utilizada pelos rondonistas, do Projeto Rondon, para levar informações à população de Pirpirituba sobre saúde, além de proporcionar momento de recreativos à criançada. O evento aconteceu no calçadão da Praça Padre Ricardo, Centro da cidade, na manhã deste domingo (01/02), por volta das 9h e se estendeu até ao meio dia. Um grande público prestigiou a iniciativa da equipe 'Operação Porta do Sol'. 
 Na ação, as pessoas puderam verificar à pressão arterial, realizarem teste de glicemia, obtiveram orientação nutricional, como também receberam esclarecimentos sobre outros assuntos de saúde. Já a criançada além de se divertir também teve orientação de saúde bucal (escovação). 
 Para ter acesso a cada etapa do processo da Feira da Saúde, menos da saúde bucal, a pessoa era necessário realizar, antes de tudo, um cadastro pessoal. No final de tudo, na ficha do participante consta um pequeno histórico como anda à saúde dele. Caso for detectado algum problema, pois o agente de saúde do município fica responsável a partir dai de localizar o indivíduo através do endereço e ajudá-lo a encaminhar uma unidade hospitalar para realizar consulta mais detalhada do problema 'diagnosticado' em primeiro momento.  
 Para a professora e uma das coordenadoras do projeto Rondon em Pirpirituba, Vânnia Lionço, o propósito da feira foi conscientizar as pessoas sob a importância de se cuidar com à saúde.
 Vânia Lionço lembra que as atividades do Projeto Rondon continuam até a próxima sexta-feira (6/02), fim da permanência da equipe. Pois, durante este período, quem estiver interessado em realizar qualquer uma das atividades oferecidas pelo projeto, então é só procurar um dos rondonistas nas escolas do municipal de Nossa Senhora Aparecida, Padre José Coutinho e Humberto Lucena, onde estão acontecendo cursos, palestras e entre outras atividades. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário