sábado, agosto 31, 2013

Senar promove curso de polpa aos agricultores do sítio Dois Irmãos


  Há duas semanas, um grupo de 17 alunos, pertencente à Associação da Comunidade de Dois Irmãos, situado na zona rural de Pirpirituba (PB), participou do curso de técnicas em processamento de polpas de frutas. O programa foi uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Pirpirituba. Cujo intuito foi qualificar pessoas do campo para geração de renda. 
  Conforme a instrutora do Senar, Ione Denis, os participantes tiveram a oportunidade de conhecerem a técnica de produção de polpas, além de colocarem a teoria em prática, aproveitando as frutas da região. Na capacitação, também foram abordados temas importantes como higiene de manipuladores e área de trabalho; importância nutricional das frutas (nutrientes, benefícios nutricionais); fibras; teor de açúcar; técnicas de congelamento de frutas; desinfecção de frutas para o congelamento; produção de polpas; embalagem; armazenamento e transporte.
  Durante o curso, ocorrido em apenas dois dias - 21 e 22 deste mês, na Casa Grande da Fazenda, de proprietário de Eládio Sinésio, foi apresentado não só como produzir as polpas, mas como manusear, agregando o máximo em qualidade ao produto final, como também a utilização de casca de palma e frutas para a utilização de doces, farofas e outros pratos típicos da culinária nordestina.
  Para a agricultora Maria, o curso despertou inúmeras possibilidades de se obter diferentes produtos e além de uma grande renda através do  aproveitamento de uma única fruta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário